Nem todas as mães amam os filhos, Rose Ferreira


“Por muito tempo, eu busquei motivos para a violência e o desprezo com que minha mãe me tratava, enquanto convivia com a culpa de não ser merecedora do seu afeto”

Terminei este livro com um certo alívio, devo admitir. Não que a leitura seja ruim, pelo contrário, o livro é fascinante – mas o fascínio pode vir pelo terrível, e é justamente o caso desta obra de Rose Ferreira.


“Nem todas as mães amam os filhos” é uma narrativa pessoal, sincera e que dói de ler. A história da autora e sua mãe, que não a amava, é uma realidade que muitas pessoas vivem, mas mantém em segredo. Rose, porém, através da escrita e da ajuda conseguida por meio da literatura, se desvencilha do peso de ter uma mãe cruel e se abre numa história cheia de altos e baixos (mais baixos que altos).

Filha única, não desejada desde a gravidez, Rose cresce sofrendo os abusos da mãe, que são relatados no detalhe, e o sentimento do leitor é parecido com aquele de quem assistiu ao filme “Preciosa – uma história de esperança”. As semelhanças são diversas, especialmente, porque há esperança na obra de Rose Ferreira. Ela se torna uma pessoa bem resolvida e chega a cuidar da mãe doente no fim da vida, mas o mais importante é resposta para a pergunta: como entender e aceitar que uma mãe tenha um comportamento tão cruel em relação a sua filha?”.

A resposta para esta pergunta é dada ao final da obra e pistas surgem ao longo do texto. Rose foi forçada a amadurecer, foi obrigada a deixar de ser criança e, por favor do destino, teve oportunidade de pensar os afetos e compreender algumas das motivações da mulher que a criou. Os momentos mais marcantes da obra são aqueles em que a autora começa a compreender o que ela é, como ela pode se desvencilhar da mãe opressora e, especialmente, que ela pode romper o ciclo.

O livro me tocou profundamente em diversos momentos, o entendi como uma espécie de lembrete para os pais em potencial, ter filhos sem os desejar pode ser desastroso, nossa psicologia é complexa e é fácil que o ódio surja do amor. A narrativa é fluida, a escrita é marcante e a autora conseguiu dar o tom certo para sua biografia. Há uma mensagem de esperança no meio da dor, mas mais que isso, há sinceridade e verdade, não há lugar para clichês ou para mentiras amenizadoras.

Este livro foi uma cortesia da editora Paulinas. Você pode encontrar a editora pelo link

7 comentários:

  1. Olá, como você conseguiu o livro? Ainda tem ele? Eu estou procurando e não tem mais na editora.. e uma amiga tentou comprar pelo mercado livre mas o vendedor não enviou. Tu ainda tem o livro? Aguardo ansiosa tua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana, tudo bom?
      Recebemos o livro como cortesia da editora Paulinas. Procurou no estante virtual ou nas trocas do Skoob?
      Até logo!

      Excluir
    2. Oi, não tem não. Tb no ml só tem um vendedor que não entrega a mercadoria. Tem como vender ou emprestar? Ou tb me mandar digitalizado. Eu pago. Quero mto. Mari.kauff@gmail.com

      Excluir
  2. Olá. Vcs não poderiam nos vender ou nos fornecer uma cópia. Já tentei comprar, mas falei com o editorial e me informaram que a autora solicitou a recolha da literatura. Para mim, para a Mariana é muito importante. Se puder entre em contato por favor, noemia.senzaki@gmail.com. Já tentei de todas as maneiras, não há nem estoque nas livrarias. Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, entre em contato comigo diretamente pelo email: renatosfonseca@hotmail.com ou renatosfonseca@ufmg.br

      Eu preciso conferir se ainda possuo uma cópia, ou se doei para a biblioteca da minha cidade.

      Abraços.

      Excluir
  3. Gostaria muito de uma cópia do livro, posso pagar por ela.
    Já tentei comprar esse livro e não consegui.
    Agradeço se alguém souber onde posso encontrar.

    ResponderExcluir
  4. Hoje vi seu apelo... se quiser posso te mandar o livro. Eu comprei e já li.E só me mandar o endereço.

    ResponderExcluir

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015