Como eu era antes de você, Jojo Moyes













Antes de começar, peço um momento, preciso enxugar uma lágrima... Um longo suspiro... Vamos lá!

"Como eu era antes de você" é um romance que ficou bastante famoso nos últimos anos, por esse motivo, aliado a indicação valiosa de uma grande amiga, resolvi ler (sem saber quase nada a respeito, apenas que tinha uma personagem que usava uma meia-calça preta e amarela de abelhas). 

AVISO: ESSE LIVRO PODE DEIXAR VOCÊ COM UMA RESSACA LITERÁRIA FORTE, ESTEJAM PREPARADOS!

O livro começa contando sobre um dia qualquer de William Traynor em 2007. O empresário, bonito, espírito aventureiro e que tem uma bela namorada, sai para trabalhar em um dia bastante chuvoso, tipicamente londrino, tão chuvoso que ele prefere ir de táxi invés de sair dirigindo sua moto. Ao se aproximar do tão aguardado táxi enquanto fala ao celular, ocorre um acidente do qual Will se vê impossibilitado de fugir.

Dois anos depois, agora em 2009, "tcha-nam!" o livro passa a ser narrado por Louisa Clark, uma jovem que mora em uma região distante de Londres. Ela vive em uma pequena casa com sua família: a mãe, o pai, a irmã mais nova: Treena, o sobrinho: Thomas e seu avô materno que sofreu derrame algum tempo antes (além de sua família, Louisa tem um namorado maratonista: Patrick).

Lou está desempregada. O café tão querido em que trabalhara durante anos fechou, então Louisa iniciou uma caçada um tanto imediata por um novo emprego. Sua família não é rica e por isso precisou de Lou trabalhando ou teriam que apertar ainda mais os cintos. 

Depois de “estagiar” em alguns empregos, nos quais não se encaixava, surge para Louisa uma oportunidade (com um bom salário) para ser cuidadora assistente de uma pessoa deficiente, no caso, tetraplégica. Lou recebe as orientações da Sra. Traynor, que indica seus horários, compromissos e a forma como devia cuidar de seu filho: William Traynor, que agora estava longe de ser aquele empresário aventureiro do 1º capítulo. Will agora era um homem rude e amargo, tinha um “mínimo” prazer em assistir filmes e ficar com seus pensamentos. 

À primeira vista, William Traynor e Louisa Clark não se dão nada bem. O jeito tagarela de Lou incomoda Will e ela chega a pensar em sair do emprego, até que pequenas mudanças começam a acontecer na relação dos dois, e uma clara empatia surge. 

Depois de um tempo, Lou se encontra em um dilema: mesmo noiva de Patrick admite estar apaixonada por Will Traynor, amor este bastante complicado, pois, Louisa descobre que Will quer morrer dentro de 3 meses - uma vez que conseguiu autorização para ir em um clínica suíça morrer por eutanásia, através de um medicamento enquanto dorme – o que deixa Louisa desesperada e disposta a fazer de tudo para que o seu amor mude de ideia e resolva viver. 

"Como eu era antes de você" é uma história de amor difícil e um pouco lento pois o “ápice”, demora bastante a acontecer, mas é bem emocionante. É uma leitura sobretudo desafiadora, me fez repensar sobre o que é amar, sobre escolhas e mudanças por amor. 

Por fim, você descobrirá as escolhas de cada um no desfecho, entretanto devo alertá-los que assim como o livro todo, o final é bem difícil: cheios de esperanças e "talvezes" (essa palavra nem existe, mas ok). Este livro não é um dos meus favoritos, mas me deixou com uma ressaca danada, demorei semanas para voltar a ler outros, eu só queria pesquisar book trailers e lembrar de como era irônica a conversa de Will e Lou e das roupas estranhas que ela teimava em usar... 

Ps: Recomendo ouvirem “All I Want” e “High Hopes” da banda Kodaline enquanto estiverem lendo, vocês entenderão...

4 comentários:

  1. Tenho uma relação de amor e ódio com esse livro, mas no final acho que acabei amando mais T.T

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com vontade de ler ele, sou diferentão quando se trata de romance que acontece de forma lenta. Ai eu gosto sim!

    ResponderExcluir

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015