Os Sete Suspeitos, Jonathan Lynn


 

Os Sete Suspeitos, ou Clue, em inglês, é um filme muito além de qualquer imaginação mediana. Clue é o nome americano para o jogo que aqui chamamos de Detetive, aquele jogo que destrói mais amizades que banco imobiliário mas menos que War. E mais incrível ainda é que decidiram fazer um filme baseado nesse jogo. E quando eu digo baseado, eu quero dizer que o filme É o jogo.

Coronel Mostarda, Dona Branca, Srta. Rosa, Dona Violeta, Professor Black e Sr. Marinho (sério) são convidados para jantar na casa do Sr. Pessoa (ou Mr. Body, corpo) e são recebidos pelo seu mordomo. Eles não se conhecem, mas estão intimamente ligados pelo Sr. Pessoa, que tem os chantageado, dando a todos um motivo para cometer o assassinato. Todos recebem uma arma após o jantar, o assassinato acontece e o Mr. Body é encontrado, morto.

A questão é: quem matou o Sr. Pessoa, com o que e onde? As referências ao jogo são tão absurdas que incluem passagens secretas relacionando os mesmos cômodos que o jogo original relaciona com essas mesmas passagens. A partir disso, o que se desenvolve é completamente uma comédia, tamanho o absurdo das situações que se passam dentro daquela mansão.

Quanto mais demoram para desvendar o mistério, mais pessoas morrem misteriosamente e mais um mistério é adicionado. Agora a pergunta passa a ser: quem matou quem, em que cômodo e com qual arma? Muitas acusações, muitos conflitos e muita palhaçada. Para mim, a história foi pouco relevante, já que eu me diverti muito com as interpretações e com toda a confusão, claramente feita em cima do jogo.

O filme é de 1985 e ambientado na década de 50, o que pode causar muito estranhamento a alguém que não costuma assistir produções antigas. As expressões, falas e os acontecimentos dessa película são extremamente teatrais e exagerados, mas nem por isso piores. Os nomes em inglês são um tanto diferentes da tradução, já que utilizaram os nomes do jogo original, que já foram traduzidos de forma não literal, como Miss. Scarlet e Ms. Peacock, ou o Professor Plum e Mr. Green. Essas mudanças acabam confundindo um pouco se o espectador se ligar demais aos nomes, então é bom avisar.

Certamente procurarei outros filmes antigos com esse tipo de tema e gênero. Ah, e se você espera uma solução para o crime, é melhor juntar seus amigos e começar uma nova partida.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015