Star Wars: Provação, Troy Denning










Este livro foi uma cortesia da editora Aleph

Nunca fui um super fã de Star Wars, pelo menos não da mesma forma que sou fã de Doctor Who, porém, toda vez que eu descobria que estava passando um filme, seja da trilogia clássica ou da prequel, na televisão, eu logo corria para tentar assistir alguma parte do filme. Sei algumas falas, joguei alguns jogos, mas nunca havia tido a experiência de ler algo do universo expandido de SW, então esse é o relato do meu primeiro contato com a literatura de uma galáxia muito, muito distante.

Seguindo o rumo de algumas das obras mais aclamadas de Star Wars, Provação acontece após os eventos de Retorno de Jedi (o episódio VI). A diferença é que neste livro 40 anos se passaram desde a queda do Império, e vemos o trio original (Luke Skywalker, Han Solo e Leia Skywalker/Solo) bem mais velho e com mais conhecimento.

A aventura começa quando Lando Calrissian, amigo de longa data do trio, pede aos Solo por ajuda: ele abriu uma instalação de refinaria de meteoros em Sarnus, planeta localizado dentro da Fenda Chiloon, uma região distante no universo e extremamente perigosa e de difícil locomoção, e vem apresentando problemas com piratas espaciais, o que o leva a pedir ajuda aos seus antigos companheiros para investigar a situação. O que parecia uma simples missão no começo, logo muda de ares depois de um ataque dos Mandalorianos e Nargons contra o grupo formado pelos Solo e seu "guia de viagem" (enviado por Lando), Omad Kaeg. Assim, eles percebem que existe algo maior acontecendo e enviam uma mensagem aos Jedi, comandados pelo Grão-mestre Luke Skywalker (tah rah!) querendo detalhes de onde eles estavam se metendo. Depois de fazer uma investigação, Luke decide levar as informações ele próprio para a Fenda, sabendo que as coisas em Sarnus são mais perigosas do que pareciam.

A história é desenvolvida em capítulos com pontos de vista alternados (algo semelhante ao que George R. R. Martin faz em As Crônicas de Gelo e Fogo), e já te joga no meio da ação. As explicações sobre o universo Star Wars em si são poucas e não é incomum, mesmo para um fã que saiba toda a história, se perder e ter que procurar informações na internet, principalmente sobre naves e espécies alienígenas. Além disso, dentro da cronologia do universo expandido que não é mais cânone (com a Disney lançando o Episódio VII no final deste ano, todos os livros que fazem parte da coleção Legends não pertencem mais ao cânone oficial, servindo mais como um universo paralelo), Provação é o último livro, então, apesar de ter um enredo que sobrevive por si próprio, spoilers consideráveis podem ser encontrados ao virar as páginas.

Mesmo assim, Provação não deixa de ser um bom livro: o ritmo pesado apresentado no começo e que se sustenta por quase metade da história some depois que você se acostuma com a maneira que a história é narrada e você descobre o que, de fato, está acontecendo na Fenda. A expressões técnicas também podem atrapalhar um pouco o avanço, mas nada que impeça o leitor de prosseguir. O final, que se relaciona com a própria Força, é sensacional e finaliza de forma belíssima não só o livro, mas toda a história de Luke, Leia e Han.

Provação é um ótimo livro que explora a história e Star Wars e finaliza a cronologia expandida lindamente. Entretanto, não é a melhor escolha para um leitor novo no universo expandido (como eu era) por conta dos spoilers recorrentes. Se você for um fã dos filmes, estiver em busca de um livro bom para ler e não se importar com informações de livros anteriores, não vejo problemas em ler Provação e não aproveitar, apesar de alguns empecilhos no começo da obra. Àqueles que se importam com os spoilers, recomendo começar pela Trilogia Thrawn, também conhecida como Trilogia do Império, e deixar Provação para mais tarde.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015