Guardiões da Galáxia, James Gunn







Quando fui assistir O Espetacular Homem-Aranha 2 no cinema, havia dois garotos algumas fileiras atrás vendo e falando besteiras durante os trailers. Um desses trailers era de Guardiões da Galáxia, o filme que eu mais estava contando os dias para assistir, onde eles disseram, e eu cito: "esse filme vai ser uma porcaria". Achei o comentário interessante porque era exatamente o contrário do que eu pensava. No fundo, mesmo com várias pessoas falando que o filme seria horrível, principalmente por causa dos vídeos promocionais que deixavam bem claro que o filme seria "zoeira" pura, eu sabia que ele seria fantástico, e a Marvel, mais uma vez, não me decepcionou.

Guardiões conta, em primeiro plano, a história de Peter Jason Quill, que, ainda criança (depois de uma das cenas mais tristes que já vi), é abduzido e levado da Terra. Longe de casa, Peter se dá a alcunha de "Senhor das Estrelas" e entra para de um grupo de mercenários espaciais comandado por Yondu, o mesmo responsável pela sua abdução. 26 anos depois de ter sido raptado, Peter encontra-se sozinho no planeta abandonado Morag, em busca de um orbe de grande valor. Logo após consegui-lo, ele é abordado por soldados sob o comando de Ronan, o Acusador, um radical Kree (uma das principais raças alienígenas no Universo Marvel), que não só exigem o orbe como também dizem que vão prender Peter e levá-lo a Ronan. Peter aproveita uma deixa e consegue fugir dos soldados, chegar em sua nave, sair de Morag e ir para Xandar, com o propósito de vender o orbe e manter o dinheiro somente para ele, traindo, assim, o grupo de mercenários do qual ele fazia parte.

Os soldados retornam para a nave de Ronan e dizem o que aconteceu. Inflamado pela necessidade de conseguir o orbe para que Thanos, o Titã Louco, destrua Xandar para ele, Ronan ordena que Gamora, uma das duas filhas de Thanos "emprestadas" a ele, pegue o orbe de volta a todo custo. Gamora, então, vai atrás de Peter para recuperar o orbe, iniciando uma cena de perseguição e luta entre ambos. No meio disso, Rocket, o guaxinim alterado geneticamente, e a árvore falante Groot ("Eu sou Groot"), ambos caçadores de recompensas, descobrem que os mercenários espaciais colocaram um valor pela cabeça de Peter, devido a traição dele em Morag, e acabam entrando no meio da disputa pelo orbe. Depois de muito tumulto causado, a milícia de Xandar, a Tropa Nova, prende os quatro e os leva para a prisão de segurança máxima Kyln, onde é apresentado Drax, o Destruidor, que perdeu sua mulher e filha pelas mãos de Ronan e procura vingança. Depois de algumas reviravoltas, os cinco se unem para tentar descobrir o que é o orbe afinal de contas e impedir que Ronan bote suas mãos nele.



A história é bem construída, variando a visão da história entre a de Peter e seu grupo de "amigos", de Ronan e seus subordinados, de Yondu e seus mercenários e de alguns membros da Tropa Nova. O mistério sobre o orbe, que é resolvido um pouco depois da metade do filme, já era de se esperar pelo fãs mais hardcore dos filmes da Marvel, mas é uma ótima surpresa para aqueles que não faziam a menor ideia do que se tratava. Além de ser uma parte importante da construção do filme, o orbe serve de conector com todo o Universo Cinematográfico da Marvel, afetando até eventos em futuros filmes, como Vingadores 3 (sim, Vingadores 3). O final, apesar de ser um pouco estranho, te fazendo perguntar "mas o que é isso que ele está fazendo?", é muito bom e entra em sintonia com a composição do filme, que varia da ação espacial (lembrando bastante os filmes clássicos de Star Wars) à comédia espacial (com direito até a uma piada pesadíssima - e hilária - sobre Pollock).
Os efeitos especiais são de encher os olhos de alegria. O visual das naves, das armas, das roupas, da galáxia num geral, é muito bonito, usando uma palheta de cores variadas e bem vibrantes, o que acaba realçando a peculiaridade da galáxia exótica mostrada no filme.

A trilha sonora é digna de aplausos. Nomeada de "Awesome Mix Vol. 1", ela é composta, inteiramente, por músicas dos anos 70, e serve como um outro personagem principal na história: Peter, quando é abduzido, tinha consigo um walkman com um fita feita por sua mãe com o mesmo nome da trilha sonora. Então, a todo momento que ouvimos alguma música no filme, é como se estivéssemos ouvindo a mesma fita que a mãe de Peter fez com tanto amor para ele. Essa fita/trilha sonora consiste em 12 músicas, com artistas como David Bowie e Marvin Gaye no meio, e é excelente em todos os sentidos, partindo da primeira música até a última. A seleção foi muitíssimo bem feita e se encaixa perfeitamente com os momentos em que é tocada no filme. Além disso, para comprovar o que estou dizendo, a Awesome Mix Vol. 1 chegou a ficar em 1° lugar no iTunes e na Billboard 200, que cataloga os 200 melhores álbuns avaliados pela popularidade e pelas vendas.



Unindo comédia, ação, quadrinhos, ficção científica e uma trilha sonora saudosista, Guardiões da Galáxia, a aposta mais acirrada e perigosa da Marvel, se mostra um filme espetacular. Tendo a garantia de ótimas duas horas de diversão e risadas, Guardiões, em minha opinião, reina como o melhor filme lançado pela editora até agora, superando, inclusive, o grande sucesso que foi Vingadores 1. Se você for fã de filmes de quadrinhos como eu e ainda não viu, corra e veja logo; não se arrependerá. Mas se você não for fã de quadrinhos como eu, não importa; corra e veja o filme também. Eu garanto que não irão se arrepender, assim como tenho certeza que aqueles dois garotos no cinema, se viram, não se arrependeram.

1 comentários:

  1. Eu era dessas que fiquei com um pé atrás. Não que eu achasse que fosse ruim, mas é porque eu não gosto muito de ~coisas espaciais~ e tal. Mas gostei dos trailers e imagens de divulgação. Filme da Marvel não é nem questão de querer ou não, eu vou ver HUAHUAHA E to feliz que fui ver, porque foi muito bom. Eles deram vida a todo cenário. Adorei seu comentário sobre a trilha sonora ser como um personagem, porque me fez ver o filme com outro olhar. O Peter realmente sentia a falta da mãe e o caminho pra ele encontrar uma família... No fim das contas, é sobre isso o filme, né? Encontrar uma família. Acho que é por isso que os filmes da Marvel têm feito tão sucesso, eles não são só sobre "super-heróis", eles desenvolvem histórias de verdade. Muito bom. E agora: Homem-Formiga. Esse eu to com medo de verdade, mas Guardiões da Galáxia me faz ter mais esperança e as imagens de divulgação têm sido boas. Essa fase da Marvel tá muito boa.

    ResponderExcluir

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015