Star Trek - O Portal do Tempo, A. C. Crispin


Este livro foi uma cortesia da Editora Aleph

Star Trek é, provavelmente, a maior franquia de ficção científica do mundo. Sim, eu sou um Trekkie e a afirmação anterior pode não ser completamente verdade. Contando com filmes, livros, quadrinhos, jogos, séries de tv e animações, a história da Enterprise já deve ter chegado a todos do planeta em algum momento. No mínimo, o indivíduo sabe quem é Spock. Tem que saber! Esse ano, 2016, marca o aniversário de 50 anos do lançamento da série original, que começou toda essa história. Em momento tão icônico para a série, nada mais justo que o relançamento do livro O Portal do Tempo, de A. C. Crispin, que é, provavelmente, o mais bem recebido.

Em uma viagem no tempo ao passado, no planeta Sarpeidon, Spock teve um filho com uma mulher chamada Zarabeth. Esse garoto, Zar, permanece no planeta que, como os tripulantes da Enterprise já sabem, será destruído. McCoy, Spock e Kirk descobrem tal fato apenas cinco mil anos depois e decidem usar o portal do tempo para voltar no tempo e resgatar o menino. Durante a viagem de volta, o menino se revela um excelente artista e telepata sendo capaz até de projetar emoções em outras pessoas, mas, como conhecemos Spock, sabemos que ele não fica orgulhoso do filho. Além disso, acontece em paralelo uma invasão romulana ao planeta onde está o Guardião da Eternidade, responsável por cuidar do tempo, e o conflito é liderado pela Enterprise, claro. 

Um viés da história altamente interessante é o desenvolvimento de Zar. Ele é apenas uma criança e está crescendo em um tempo diferente do seu, em uma civilização muito distinta e sem ter para onde voltar já que Sarpeidon foi destruído, lembra? O desenvolvimento do personagem é fascinante e a autora conduz de maneira que se torna impossível não se afeiçoar ao menino. 

O Portal do Tempo faz referência a dois episódios clássicos da série de TV: "Todos os Nossos Ontens" e "Cidade a Beira da Eternidade". Com a adição de todos os episódios da série original ao catálogo da Netflix, recomendo a quem puder que assista antes de ler. Caso não possa, não será um problema já que a trama criada por Crispin não carece de material adicional. Seriam apenas oportunas adições. 

Crispin era uma autora que já se aventurou pelos dois universos: Wars, com A Armadilha do Paraíso, e em Trek. Em ambas as ocasiões é notável que uma grande preocupação é se manter fiel às personalidades dos personagens e, ainda assim, ela consegue deixar sua marca. Depois de ler O Portal do Tempo, consigo reparar que mais uma camada de informação foi adicionada ao personagem Spock que já tinha em mente. 

Embora seja curto, Portal do Tempo consegue ter uma narrativa empolgante e completa, comprovando, mesmo que não precisasse, que Crispin era uma autora fantástica e tem seu lugar guardado entre os fãs das duas sagas. O trabalho de arte da edição é muito bom, desde a diagramação até a arte da capa, provando mais uma vez que quando for falar de um livro da Editora Aleph, esse será um aspecto que vai ser ressaltado. A eles, então, vida longa e próspera.

Encontre a Editora Aleph através do Site OficialFacebookTwitterInstagram.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015