Estou com medo!, Ana Gutiérrez e Pedro Moreno



Este livro foi uma cortesia da editora Paulinas


Os contos como método para a superação dos temores das crianças

Este é o primeiro dos lançamentos da Editora Paulinas que temos a oportunidade de resenhar, e devo dizer que foi um privilégio poder realizar a leitura e resenha desta obra sensível e muitíssimo instrutiva.

O trabalho dos psicólogos autores desta obra contribui para a compreensão dos mecanismos do medo que eventualmente utilizamos na educação das crianças. “Utilizamos”, no plural, abrangente, pois a formação da criança ultrapassa o contexto familiar, vai até as convivências mais breves e eventualmente pode significar mais em um contexto rápido que em uma educação longa. Por isso, se você tem contato eventual com crianças, este livro também pode te ajudar. 

O que há de mais marcante em todo o texto é a sensibilidade dos autores, que se dá na medida certa, não sendo cuidadosa em excesso, o que poderia implicar em protecionismo, nem sendo escassa, o que acabaria sustentando uma espécie de irresponsabilidade para com o outro. Esta sensibilidade atravessa a obra ao apresentar os recursos mais comuns utilizados para obter resultados rápidos no convívio com crianças, ou seja, o medo. 

O medo é o recurso mais instantâneo na convivência social, seja do adulto ou da criança. A literatura apresenta à exaustão exemplos dos mais diversos sobre o tema, e os autores sinalizam os mais comuns na prática psicológica que possuem, como o bicho-papão (que no fim das contas é só outro nome para o medo do desconhecido), o medo do escuro e de tempestades. Estas ferramentas de educação infantil são ultrapassadas e podem acabar gerando angústia e sofrimento mental desnecessário para a criança. 

Não é que o medo não seja saudável, mas a forma como é utilizado acaba sendo mais nociva que proveitosa, de tal maneira que o grande propósito da obra é oferecer aos pais, professores e demais pessoas que convivam com crianças, uma outra possibilidade de ação. Uma nova ferramenta, que através de contos fantásticos se torna terapêutica e ajuda na superação dos medos que vêm impedindo o pleno potencial dos indivíduos em formação. 

Trata-se de um manual prático, funcional e que dá recomendações desde a forma como um conto deve ser apresentado oralmente até os elementos que ele deve possuir para causar convencimento e emancipação, sem, ao mesmo tempo, ser um livro de receitas. Os contos precisam ser adaptados e aproximados da realidade do sujeito e devem ser repletos de elementos familiares. 

Se você tem interesse por psicologia, formação humana e mesmo por elaboração de histórias e narrativas, “Estou com medo” é uma poderosa ferramenta com um foco muito específico. Quer seja você pai, mãe, parente ou amigo de uma criança, aprenda com o carinho e a atenção que Gutiérrez e Moreno apresentam neste livro.

Encontre a Editora Paulinas através dos links: 

http://www.paulinas.org.br/portal/
https://www.paulinas.org.br/loja/estou-com-medo

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015