Anexos, Rainbow Rowell




Rainbow Rowell, autora de Eleanor & Park, não começou nem parou por aí. O que me atraiu para seus livros foi, na verdade, o quanto as capas são fofas e bem feitas, desculpa a sinceridade superficial. E o nome da autora. Fala sério, quem chama arco-íris? É sensacional! Em geral, esse tipo de atração não me decepciona, mas ainda não sei muito bem o que dizer quanto a esse livro, que tem uma série de prós e contras.

Lincoln é um moço peculiar, único, muito tímido, que ainda mora com a sua mãe e ainda sofre pela namorada do colegial. Ele trabalha no período noturno em um jornal, com o objetivo de ler os e-mails enviados pelas pessoas que trabalham lá. Isso mesmo, seus e-mails pessoais. O trabalho dele é verificar quem está usando linguagem inapropriada ou vadiando durante o período de trabalho. Ele poderia ser um cretino que abre os e-mails de todos indiscriminadamente, apenas para fuxicar sobre a vida alheia, mas abre apenas aqueles que são pegos pelo filtro de e-mails.

Ao identificar uma mensagem considerada inapropriada, o trabalho de Lincoln é denunciar os envolvidos e dar uma advertência. Todos no jornal sabem que seus e-mails são vigiados, inclusive Beth e Jennifer, que não levam a regra muito a sério. Assim, usam essa comunicação para desabafar e ter conversas típicas e comuns de uma amizade. E Lincoln nunca as denuncia, o que faz as duas levarem a regra ainda menos a sério.

Mas por que Lincoln não as denuncia? Está apenas sendo antiético? Não. Ele se interessa pelo conteúdo das mensagens e pela pessoa que as escreve, e acaba se apaixonando por Beth, mesmo sem conhecer a aparência dela. Beth está em um relacionamento longo com um músico fracassado e irresponsável, sobre o qual reclama com Jennifer, então Lincoln não consegue se aproximar.

É aí que meu problema com a história começa. Apesar de parecer romântico para muitas pessoas, e até é um pouco, já que ele se apaixona pela personalidade dela e não pela aparência, Beth se interessa pela aparência dele, sem saber quem ele é. E começa a segui-lo. Mesmo tendo namorado. E ele continua lendo seus e-mails, inclusive os que falam sobre ele. Não sei a opinião de vocês, mas a mim isso parece um começo bem doentio para uma relação, que por sinal tem tudo para se tornar abusiva e assustadora.

Todos os envolvidos na história têm alguma questão psicológica a ser resolvida, o que torna a trama muito interessante e bem menos superficial, mas como torcer por uma relação que começa assim? Eu não gostaria de ser seguida por um desconhecido na rua e não acho que a maioria dos homens gostaria se ser seguido por uma mulher desconhecida. Não importa o quão carente você esteja, você não sabe do que a outra pessoa é capaz.

Eu não sou a única que pensa assim. Lincoln sabe que é tarde demais para se apresentar de maneira casual como uma pessoa normal que trabalha no mesmo recinto que ela. Sabe que teria que contar, em algum momento, qual é o seu emprego e o que fez para saber tanto sobre ela e sobre o que ela gosta. Ele sabe que o que os dois estão fazendo não é normal e nem saudável. É nesse ponto que eu volto a gostar da história.

O desenvolvimento do livro, por mais problemático que seja, é longo mas não desnecessariamente. A quantidade de páginas é inflada pelo formato que a autora usa, como mensagens instantâneas (que seriam os e-mails). Anexos não é uma história de amor, mas sim uma história sobre superar as dificuldades e os traumas da vida, sozinho ou ao lado de alguém, tomar decisões e seguir a vida com as consequências delas.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015