Todos os Nossos Ontens, Cristin Terrill





Este livro foi uma cortesia da editora Novo Conceito.

Não gosto muito de histórias que envolvem viagem no tempo. Nunca assisti nem li Doctor Who por conta disso, embora tenha muita curiosidade. Nunca vi “De Volta Para o Futuro”. Eu realmente fugi desse tema por muito tempo, até de seus exemplos mais famosos. Acontece que a protagonista desse livro em especial é minha xará, Marina, e ela gosta de um garoto extremamente inteligente e, bom... Me identifiquei.

Temos três personagens principais. Marina, uma menina rica que não é exatamente boa em fazer amigos e se enturmar, é relativamente ignorada pelos pais, mas se dá muito bem com o garoto tímido da casa ao lado, James, que lhe proporcionou algumas amizades altamente questionáveis; Finn, o amigo meio babaca e desnecessário de James, que Marina parece não suportar, e James, o garoto rico, prodígio, adolescente fazendo doutorado, que perdeu os pais quando era mais novo e é criado pelo irmão, Nate, que por sua vez trabalha para o serviço secreto norte-americano.

Alguns capítulos são contados por Marina e outros por Em, que é a versão do futuro de Marina – pense na letra “M” em inglês. Essa técnica é comum nos livros, mas foi uma das poucas vezes em que eu não me confundi em nenhum momento, o que é realmente surpreendente, considerando que os personagens continuam com os mesmos nomes, mas têm vidas e personalidades completamente diferentes.

E se pudéssemos voltar ao passado e consertar alguma coisa simples das nossas vidas? Se aquele dia em que tudo deu errado e você realmente não deveria ter saído de casa pudesse ser alterado. Ou então voltar até alguns dias antes de uma enchente ou de um furacão e evacuar a área com segurança e antecedência? Certamente a viagem ao passado poderia trazer uma série de coisas fantásticas, mas e quanto às alterações ruins? Os assassinatos, novos obstáculos criados para outras pessoas, roubos e até efeitos colaterais.

Em e Finn estão presos e sofrem muitas coisas nas mãos do Doutor, vivendo em um mundo futurístico onde o caos está instalado. As pessoas são vigiadas constantemente, o governo é autoritário e violento, tudo está destruído. Vou tentar ao máximo não contar muito sobre o enredo, porque são muitos detalhes que se conectam e talvez seja esse o propósito do livro. Todos os Nossos Ontens trata muito sobre a questão da linearidade do tempo e das ações. Tudo o que você fez ontem afeta o que acontece hoje e todos os dias somados afetarão diretamente no que acontecerá em dez anos. Assim, um segundo pode ser devastador.

Talvez por me identificar com a personagem principal, o livro mexeu muito comigo. Toda a jornada dos três, cada um com a sua característica pessoal, é impressionante. Talvez Finn não seja tão babaca assim, ou seja muito mais babaca do que você imaginava. O mesmo vale para os outros. O fato é que nunca conhecemos uma pessoa o suficiente, o passado dela ou o que ela faria em determinadas situações. E o que precisaríamos fazer para impedi-las.

Apesar do gênero não me agradar muito, gostei bastante dessa obra em especial. É um pouco menos previsível do que a maioria dos Young Adults que já li. Um livro comprido, bem escrito e explicado, mas ainda recomendo ler a orelha e uma sinopse para se localizar bem antes de começar a ler o livro de fato. Por quem você vai torcer?

Encontre a editora Novo Conceito através dos links Site Oficial Facebook Twitter Instagram

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015