Projeto Relendo: Harry Potter - Continuação por Renato Fonseca



Continuar um projeto é sempre um desafio, mas se tratando de Harry Potter e sabendo que o tempo no qual deveremos escolher entre o fácil e o certo chegará, acabei aceitando a proposta e cá estou dando sequência aos comentários e impressões que surgiram após a releitura da saga mais famosa das últimas gerações. Durante a releitura, acabei ficando mais impressionado com o resultado do projeto do que eu poderia esperar. Quando li os primeiros livros eu era um adolescente que gostava muito de literatura, especialmente da fantástica, e a descoberta dos três primeiros livros (os próximos ainda não haviam sido traduzidos) foi um momento de empolgação do qual me lembro vivamente.

Hoje, vários anos após o lançamento da saga, tive a oportunidade de reler uma das obras que mais me marcaram nos meus primeiros anos de leitor. Eu era um leitor empolgado e ao mesmo tempo desavisado, o que em certa medida me proporcionou leituras muito interessantes. O que eu gostaria de antecipar é que Harry Potter não perde o sabor na releitura, pelo contrário, o desenvolvimento da minha pouca maturidade literária me fez perceber as justas razões da fama e do envolvimento pessoal de tantos leitores. A sedução do texto continua viva, os encontros e aventuras continuam envolventes, o estilo de J.K. Rowling permanece tão charmoso quanto me pareceu na primeira leitura.

Como sou um defensor de spoilers, acredito sinceramente que um romance, série, saga, filme, livro ou qualquer outra mídia se torna muito mais interessante quando já se conhece o desenrolar da história, a releitura é um prazer ainda mais denso que a leitura. Digo que um bom conhecimento da história a faz mais interessante quando ela por si só é interessante. Se um livro continua tendo capacidade de envolver e agradar um leitor que já sabe como ele vai se desenvolver, temos mais indícios de que a obra é detentora de genialidade e qualidade literária.

Uma releitura tem essa vantagem, maior isenção, todos os interessados por fantasia conhecem Harry Potter, Conhecem ao menos a trama mais importante da história, e outros que apreciam a obra no detalhe (como eu - nada de humildade nesse momento, estou empolgado com a releitura) e conhecem as histórias atmosféricas, poderão, mais isentos do que nunca, analisar a obra de outras perspectivas. Não serão as surpresas abruptas que segurarão a atenção do leitor, mas a fineza da trama, o desenrolar bem elaborado e o humor sutil dessa saga que despertou em muitos o gosto pela leitura e em tantos outros a vontade de escrever e pertencer ao mundo dos que criam mundos.

Desejo a todos uma ótima releitura.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015