9th Pub - Entrevista com Paulo Sérgio Moraes


Paulo Sérgio Moraes tem 31 anos (apesar da cara de jovem) e mora no estado de São Paulo. O autor de Condicional respondeu algumas perguntas pro pessoal do Horrorshow. Seu livro já foi resenhado no blog e você pode conferir a resenha AQUI. O autor é super aberto ao público e bem acessível, caso você queira trocar algumas ideias depois de ler todo esse conjunto: livro, resenhas e entrevista. Vem conhecer mais!

Quais são as suas inspirações em geral?
A vida tá aí pra ser fonte de inspiração pra todos nós que exercitamos a observação. Para quem é atento, tudo pode ser inspiração. Na literatura, alguns nomes me inspiram: Anthony Burgess, Anne Rice, Caio Fernando Abreu, Pedro Bandeira, David Levithan e Gillian Flynn.

Como ou de onde surgiu a ideia primária para "Condicional"?
Surgiu da ideia de criar um protagonista que não fosse comum. Que passasse por uma situação de risco e isso não lhe tornasse uma vítima indefesa. Então eu criei o Lucas, um homem egoísta e egocêntrico que aprenderia com os próprios erros. Depois eu foquei na ideia de fazer com que ele vivesse uma paixão não convencional e surgiu o personagem Jota, um bandido com quem Lucas se envolveria. O resto foi simples. Cada ação do protagonista já levava a uma reação. Escrevi o livro bem rapidinho.

Como foi o processo de publicação?
Eu não tinha amigos no mercado literário e nem muitos amigos leitores. Lia muitas experiências, mas não fazia ideia de como publicar. Até que gostei da proposta de uma editora e optei pela autopublicação, tendo em vista que minha história não tinha apelo comercial, achei a melhor opção.

Você recebeu alguma crítica do público por conta da temática de Condicional?
Só positiva... Ufa! Logo faz 2 anos que publiquei e não passei por críticas ruins. Alguns leitores dizem que gostariam de que o livro fosse maior ou quiseram um final diferente para um personagem coadjuvante que muitos se identificaram com ele e acabou ganhando destaque. Como é em primeira pessoa, precisei ser fiel ao ponto de vista do protagonista, então eu narrei como imagino que ele deveria narrar. De qualquer forma, o segundo romance já atende tudo isso que falaram. É uma história maior e fiquei mais atento ao final de todos os personagens. Em relação à temática, nada.

Acha que sua obra contribui para uma maior abertura do público em geral?
Sim. Acredito muito nisso. O protagonista é gay, mas é fácil de conquistar ou envolver todos os tipos de leitores. Acho importante trazer personagens gays para a literatura vivendo histórias que qualquer pessoa pode viver. Sentimentos são universais e sempre estarei atento a isso.

Que conselho você daria aos novos escritores e aspirantes?
Que o livro seja mais importante que o autor. Que exista a preocupação em contar histórias e não apenas ganhar seguidores. Que tenha paixão, profissionalismo e não queira apenas copiar, mas trazer sua identidade para a escrita.

Confira a sinopse de Condicional:

"São Paulo, 1997. Lucas comemorava com os amigos o término do curso de administração. Jota, em mais uma noite como outra qualquer, deixava a periferia tentando levantar algum dinheiro fácil. Um era refém de sua própria autoestima e gabava-se de ser capaz de não se levar pelos sentimentos, e o outro não sabia exatamente quem era. Ambos viram a noite terminar fora do planejado… 

Condicional retrata uma turbulenta relação que surgiu à sombra de desejo, descobertas, medo e crime. Momento em que o amor deixou de ser um sentimento e virou uma condenação. Uma história imprevisível que promete emocionar e surpreender o leitor."

O livro está disponível na Saraiva e na Cultura; também é possível encontrar direto com o autor por um preço melhor pelo Site Oficial. O segundo romance de Paulo Sérgio será lançado nesse semestre. O blog Horrorshow deseja muito sucesso e moloko ao autor.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015