Star Wars - Herdeiros do Império, Timothy Zahn






Após o lançamento de Star Wars – O Retorno do Jedi, em 1983, muitos fãs ficaram órfãos da série clássica criada por George Lucas. Por muito tempo, ninguém ousou mexer na obra, até que, em 1991, Timothy Zahn recebeu a proposta de criar uma nova história. Colocar uma saga tão cultuada nas mãos de outra pessoa era uma aposta incerta, porém a Lucasfilm estava disposta a arriscar. Será que o universo de Star Wars estava pronto para uma nova história e em uma nova mídia?

Herdeiros do Império dá continuidade aos acontecimentos do episódio VI. Cinco anos se passaram após da queda do Império – com a morte de Darth Vader – e a ascensão da Nova República. A galáxia vive, teoricamente, uma era de paz. Contudo, nem todos estão felizes com este acontecimento. A bordo do Destroier estelar Quimera, o Grão Almirante Thrawn (que dá nome à trilogia) planeja fazer as coisas voltarem a ser como eram; em outras palavras, trazer o Império de volta.

Encontramo-nos novamente com todos os nossos queridos e clássicos personagens: Luke, Leia, Hansolo, C3PO, R2D2, Lando e Chewbacca. Entretanto, não ficamos presos apenas aos personagens tradicionais com os quais já passamos tanto tempo. Temos uma das mais clássicas personagens do Universo Expandido: Mara Jade, a guerreira misteriosa de cabelos vermelhos que faz contraponto com Luke, assim como Talon Karrde, que toma conta do contrabando. O destaque, porém, se deve a Thrawn, um humanoide frio e calculista de pele azulada, cabelos negros e olhos vermelhos brilhantes.

A escrita de Timothy é minuciosa e detalhista, mas nada que acabe confundindo um leitor que está embarcando no universo de Star Wars pela primeira vez. A naturalidade dos personagens faz com que sua mente visualize perfeitamente o trio composto por Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford. A paixão e dedicação de Zahn são visíveis durante todo o livro. Como não é uma obra isolada, é necessário assistir à trilogia original para compreender toda a história. A trama não traz nada de surpreendente nem revolucionário logo de cara, tem um desenrolar um pouco lento, mas faz o leitor ir pegando o ritmo para o que virá em suas sequências.

Timothy Zahn assumiu uma responsabilidade enorme: ele podia fazer Star Wars ser um sucesso e difundir essa história ainda mais na cultura pop; ou podia simplesmente manchar a imagem de uma das obras mais cultuadas de todos os tempos. Porém, Zahn não apenas acertou como deu início ao Universo Expandido de Star Wars, que se espalhou por séries animadas, vídeo games, HQ’s e mais de cem livros escritos por diferentes autores. A tiragem inicial de 70 mil cópias de Herdeiros do Império esgotou em duas semanas, o que provou que Star Wars era uma série repleta de fãs sedentos por mais uma aventura e mais exploração por todo este mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015