Entrevista - Escritora Clara Savelli








Clara Savelli. Carioca da clara. Vive no seu próprio céu de diamantes. Gosta de pensar que é padawan da Meg Cabot, ainda que prefira o lado negro da força. Fez duas faculdades ao mesmo tempo, mas não tem um vira-tempo. Enquanto espera o convite de Zordon para fazer parte dos Power Rangers, passa o tempo livre escrevendo livros. Vencedora do Prêmio NRA 2009 nas Categorias "Melhor Livro Não-Concluído", "Melhor Autora" e "Melhor Entrevista". Vencedora do Prêmio Paulo Britto de Literatura 2011 na Categoria Prosa. Menção Honrosa no Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso 2012. Autora de Mocassins e All Stars e coautora de Papel, Caneta e Ação.

Fizemos algumas perguntas para ela sobre seu processo criativo.

Quais são suas inspirações?

Acho que tudo pode inspirar, desde diálogos entreouvidos na rua até o filme visto. Enfim, qualquer coisa mesmo é possível material e eu anoto tudo que consigo, para não esquecer e correr o risco de perder uma cena incrível. Mesmo que não use no projeto que estou escrevendo na hora, é bem provável que sirva posteriormente, em outro. Sem falar que a própria inspiração pode ocasionar um livro novo, não só cenas, personagens e diálogos.

Como/De onde surgiu a ideia primária para o livro?

Sei que parece estranho, mas eu tive a ideia de Mocassins e All Stars enquanto estava lavando a louça de casa. Mais especificamente, uma panela de batatas. É difícil falar disso sem dar spoilers muito tensos sobre o livro, mas em linhas gerais, o cheiro da panela me fez lembrar da casa da minha avó e eu achei muito estranho o cheiro da casa da minha avó estar em outra casa. Na minha, no caso. Eu mal tinha terminado esse raciocínio e já tinha uma cena montada na minha cabeça, além do título do livro e do nome dos personagens.

Como foi o processo de publicação?

Complicado. Eu assinei o contrato em Janeiro de 2011 e o livro só saiu, realmente, em Maio de 2014. Foi um processo muito desgastante para mim e também para a editora. A editora da primeira edição é a Com-Arte, editora-modelo da USP. No final das contas, depois de toda essa espera, me vi obrigada a comprar toda tiragem dos livros e comercializá-los de forma independente, o que não tinha sido o acordado previamente. Vários outros problemas aconteceram de Maio de 2015 até hoje com a editora, mesmo que eu já tivesse comprado a tiragem, mas mesmo assim sou grata à Com-Arte pela oportunidade que eles me deram de me inserir no mercado literário e aprender a divulgar meu trabalho. A primeira edição está praticamente esgotada, mais de 300 livros foram vendidos e a segunda edição tem previsão para o final desse mês.

Em que momento o livro deixou de ser um projeto e passou a se tornar um projeto em andamento?

Para ser sincera, o livro surgiu do nada e não só porque eu tive a ideia dele lavando louça. Comecei a escrever por diversão e nem mesmo pensava que um dia teria a oportunidade de publicá-lo. Ele parou de ser mais um de meus projetos engavetados porque, mais ou menos na mesma época que eu tive a ideia, eu descobri uma comunidade no falecido Orkut onde pessoas publicavam seus livros, contos e outros textos, e os demais membros liam e comentavam. Sem nem pensar muito no que estava fazendo, comecei a postar lá. Posteriormente, criei uma comunidade para Mocassins e All Stars. Achei que ninguém ia aparecer, mas tive muitos membros e mais de 27 mil comentários.

Houve algum fator que impulsionasse?

Os comentários na comunidade foram, com certeza, o motivo que não me deixou parar de escrever e engavetar o projeto. Recentemente comecei a suspeitar que só consigo me manter ativa, escrevendo, quando sei que tem alguém lendo, comentando e gostando. Estou tentando levar dois projetos ao mesmo tempo no momento. Um, menos sério, estou publicando no Wattpad. Outro, mais sério, que eu queria mandar para publicação posteriormente, estou escrevendo sozinha, sem mostrar para ninguém. Adivinha qual tem um capítulo escrito por semana, no mínimo, e qual não anda desde Janeiro? Pois é.

Quais são seus escritores preferidos e quais características deles você gostaria de ter?

Minha escritora preferida é a Meg Cabot e, sinceramente, se um dia eu chegar a ser 1/10 do que ela é, já me dou por satisfeita. A Meg tem esse jeito leve e divertido de escrever, que faz você continuar lendo madrugada a dentro ou perder a hora de sair, por não perceber que passou tanto tempo. Nós temos o mesmo estilo, visto que ela é minha maior influência literária. Já meu escritor preferido é o Federico Moccia, que é um romancista italiano incrível, que faz poesia em forma de prosa. Suas histórias são sempre incrivelmente poéticas e tocantes e, mesmo que esse tipo de literatura não se encaixe plenamente no gênero que eu trabalho no momento, queria ter esse dom de escrever poeticamente, mesmo quando o texto não é uma poesia. É incrível. A nível nacional, meu escritor preferido é o Pedro Bandeira e eu espero no futuro continuar com a cabeça jovem, podendo escrever literatura para esta faixa, assim como ele.

Quais são seus livros preferidos?

Essa pergunta não é justa por dois motivos: primeiro, eu gosto muito de muitos livros e toda vez que eu tento fazer uma lista, sinto que deixei alguém de fora e sinto como se estivesse traindo o amor dos meus livros e segundo, eu sou uma pessoa extremamente indecisa, então mesmo que eu conseguisse terminar essa lista de livros preferidos, eu demoraria um milênio. Todavia, como já me perguntaram isso antes, eu consegui chegar em duas respostas que, com certeza, estariam nessa minha lista: Três Metros Acima Do Céu (do Federico Moccia) e qualquer livro da Meg Cabot (sério gente, eu leio até a lista do mercado dela, se bobear).

O que você pretende continuar fazendo no campo da literatura?

Essa é uma pergunta sem resposta. A única resposta que eu tenho é que eu vou continuar escrevendo, independente do que aconteça. Meus planos são continuar divulgando Mocassins e All Stars e trabalhar em novos projetos, em paralelo. Ao mesmo tempo, eu e alguns colegas escritores estamos com um projeto de incentivo à leitura, que deve visitar escolas e bibliotecas ainda no primeiro semestre desse ano.

Que conselho você daria aos novos escritores e aspirantes?

Tenho sempre três dicas que acho que, dentre todas as possibilidades, são muito importantes:

A primeira é: escreva. Não desista, mesmo que você ache que tudo que você escreve é horrível. A gente só melhora com a prática e com a persistência. Mesmo que não tenha tempo, escreva. Escreva pouco, mas escreva sempre.
Outra dica importante: não esqueça um caderninho, o celular ou qualquer outra coisa que você possa anotar possíveis ideias. As ideias vêm e vão embora em um suspiro e se você não as aprisiona em algo material, acredite, você vai esquecer.
A terceira dica é: não tenha medo de se expor. E se tiver medo, supere-o e se exponha mesmo assim. Expor sua obra na internet é um bom começo, mas é só o primeiro passo em um longo caminho que você terá que percorrer depois de ter um livro publicado. É difícil demais, eu sei bem disso, porque sou também muito tímida, mas é necessário e traz benefícios – como por exemplo uma entrevista pro Horrorshow, rs.

Se interessou pelo livro da Clara? Abaixo estão a sinopse da obra assim como os meios de contato para obtê-lo.

“— Gostei dos seus sapatos.
Ele disse isso, eu juro. Só isso. “Gostei dos seus sapatos” e foi embora! Reparei nos seus
sapatos enquanto ele ainda estava por perto. Eram mocassins. O tipo de gente que usa
mocassins na escola não deveria gostar dos meus all stars!”

Julie está em um momento complicado da vida. Depois da morte do seu pai, ela e sua
mãe se mudam para o outro lado do país – lar de sua avó materna, que ela nunca conheceu. Julie
se vê obrigada a deixar seus melhores amigos para trás, a enfrentar colegas nem um pouco
receptivos no novo colégio, e a conviver com Arthur, esse garoto implicante que parece amar
tirar sarro de seus sapatos e que a coloca em furadas desde seu primeiro dia de aula.
Entre mistérios, brigas e romance, Julie descobre algo sobre sua avó que muda o rumo de
tudo. Ela só queria terminar o Ensino Médio, comprar uma moto e decidir o que fazer na
faculdade, mas a vida não poderia facilitar tudo para ela, poderia?

Contato:
E-mail: contato@clarasavelli.com
Site: www.clarasavelli.com
Facebook: www.facebook.com/mocassinseallstars
Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/75766

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015