9 dicas literárias para a correria do dia a dia



Dadas as circunstâncias, vou partir do pressuposto que todos aqui gostamos muito de ler. Porém, comumente enfrentamos um empecilho ao tentar satisfazer nossos profundos desejos literários: o tempo. Pois é, o tempo é escasso e organizá-lo não é nada fácil. Na correria do dia a dia, encontrar aquela brecha para relaxar e pegar seu livro pode se tornar uma tarefa bastante árdua.

Eu mesmo, depois que entrei na faculdade, diminui drasticamente meu ritmo de leitura. E coloca drasticamente nisso. Só para ilustrar: nas férias, li meus oito livros sem muitos problemas. Começo de semestre, foram quatro. Depois disso não li mais nada. Zero. Nada além de leituras acadêmicas. Triste.

Porém nem tudo está perdido, e nós do Horrorshow destacamos algumas dicas que podem te ajudar nesses momentos aflitivos! Pensando que eu não deveria ser o único a enfrentar esse tipo de situação, bolei algumas dicas e pedi pros outros coleguinhas do blog fazerem o mesmo. Sem mais delongas, vamos a elas!


Transporte público

Tudo bem, essa é bem clássica e creio que a maioria já conhece/usa/abusa. Mas não poderia faltar. Pra quem usa transporte público, o tempo de deslocamento entre casa-escola-trabalho não é só pra ficar olhando pro teto do metrô ou dormir babando no cidadão sentado ao lado no busão. Em casos extremos, esse tempo de deslocamento pode ser o suficiente pra ler alguns vários livros por dia, e pode ser a sua salvação. Nos meus tempos de ouro, eu fazia até a baldeação sem parar de ler, só ia seguindo o fluxo sem nem levantar a cabeça. Sugiro a tentativa, é uma habilidade que vale ser praticada.

Filas

Infelizmente, filas são mais frequentes do que o bem-estar humano julgaria ideal no nosso cotidiano. Mas pense pelo lado bom: são uma ótima alternativa para dar aquela adiantada nas leituras. Carregue sempre seu livro do momento na bolsa ou mochila e aproveite a fila do banco ou do bandejão pra fugir um pouco da realidade e tornar o momento bem menos tedioso ─ boatos que, lendo, o tempo até passa mais rápido.

Esperas

A realidade é que o segredo é carregar seu livro pra cima e pra baixo, e os momentos para lê-lo vão surgir. A todo momento nos vemos esperando algo ou alguém simplesmente olhando pra parede sem fazer nada. Isso vale pro amigo que vai ao banheiro, pra sala de espera do dentista, pro professor que não chega, pro pão na chapa que não fica pronto ou pro intervalo entre as aulas. Há ainda as versões do final de semana: os amigos que levam um tempo sobrenatural pra se arrumarem, a sessão do filme que não começa, a pizza que não chega...

Pré-sono

Talvez essa alternativa já seja seguida por muita gente, até porque não tem hora melhor pra ler do que deitado na cama de banho tomado depois de um dia cheio. A não ser que seu dia tenha sido tão cheio que se torne impossível ler uma frase e tudo o que você sabe fazer é deitar e dormir. Mas caso ainda reste aquela última carga de bateria, gaste-a lendo meia horinha antes de dormir ao invés de abrir o facebook e fuçar a vida alheia (e ferrar com o seu sono). Garanto que será um tanto quanto mais produtivo e relaxante.

Academia

Chegou nosso momento fitness. Daí você para e pergunta: como assim? Ler na academia? Pois é, é possível e, inclusive, essa tem sido a grande responsável por eu ter voltado a ler nesses últimos meses de correria. O primeiro ponto é que a dica não funciona caso você não frequente uma academia. O segundo ponto é que não, você não vai pegar seu livro e ler no intervalo entre o supino e o agachamento, definitivamente não daria certo.

Há algum tempo eu tenho o hábito de dar uma corrida de manhã; minha alternativa foi trocar a esteira ou seja lá o que for pela bicicleta ergométrica. Sério, parece maluquice mas é muito bom: ler na bike. Leitura fluindo, o tempo tedioso de uma pedalada sem sair do lugar passando mais rápido e, não menos importante, o bacon derretendo. Recomendo pra quem tem um hábito parecido e nunca pensou em otimizar esse tempo com suas leituras.

Aula chata

Peço desculpas desde já se essa dica soar subversiva, talvez ela até seja em alguma medida. Mas sejamos sinceros: sabe aquela aula chata que você até tenta mas não dá pra tolerar, e que você é obrigado a ficar pra assinar a lista que o professor não tem pressa de passar? Aí está um ótimo momento pra lembrar dos seus livros e convocá-los. A aula vai passar mais rápido (já deu pra notar que essa propriedade dos livros pode ser explorada em muitas situações na vida) e seu tempo vai ser gasto com coisa muito mais útil. Só pra reduzir o tom subversivo: também existe a opção de, ao invés de ler seu livro do momento, estudar a matéria da aula por conta própria ─ funciona pra aprender alguma coisa, já que a aula em questão estranhamente não se preocupa muito com isso.

Essa dica também é válida para toda sorte de eventos chatos que surgem por aí, como almoços em família ou qualquer coisa do tipo. É claro, ser chato depende. Depende do seu professor, depende da sua tia-avó e depende das quaisquer outras coisas do tipo.

Procrastinação

Ah, a procrastinação. Por mais que a semana esteja lotada até não caber mais e você não pare o dia inteiro, vão haver momentos, aqui ou ali, mais cedo ou mais tarde, que você vai dar uma procrastinadinha de lei. Vai porque essa é a natureza humana. O grande conselho é: já que é pra perder seu tempo precioso, que seja lendo.

Sábado sem grana pra sair

É, meu amigo, às vezes não rola mesmo. Eu sei como é, não se sinta mal. Mas vamos ver as coisas pelo lado bom: já que o dinheiro não está permitindo grandes emoções pro seu final de semana, que tal aproveitá-lo na companhia de um bom livro? Parece triste e solitário, mas de vez em quando pode cair muito bem. Imagina só: você tranquilo, deitado nas cobertas, fazendo uma gordice básica e lendo seu livro... Talvez continue triste e solitário, mas pelo menos é de graça.

Leituras seletas

Saber o que ler é essencial quando a vida não está fácil. Escolher livros que já sejam próximos daquilo que você está acostumado e que sabe que vai gostar talvez seja mais conveniente para essas fases. Não é a melhor hora para arriscar um estilo novo que você não tem certeza se curte. E digo isso baseado em um simples motivo: livros que você já tem um certo grau de afinidade têm maior chance de te agradar ao nível do vício. E quando você está fissurado em um livro, meu caro, até debaixo do chuveiro você dá um jeito de ler. Quando o livro não te entusiasma, você mesmo vai deixar de buscar alternativas para otimizar seu tempo e o livro vai acabar lá no canto, largado, solitário. Opte por leituras que te deixem viciadinho e tudo dará certo. Além disso, faz muito sentido priorizar livros mais curtos e leves.


Caso tenha um macete inovador para aproveitar melhor o tempo e ler mais e queira compartilhar com o mundo, mande-o pra gente e, quem sabe, não saia um post com as dicas de vocês! Fiquem à vontade e até a próxima! Boa leitura a todos, mesmo que nos momentos mais inconvenientes.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015