O Relojoeiro Cego, Richard Dawkins



Em tempos em que se dá ouvidos à TDI (entre outras "pseudociências"), nada melhor do que O Relojoeiro Cego para esclarecer um pouco a sua mente. Antes de qualquer coisa, é preciso perceber que, para formar sua opinião sobre qualquer assunto, é necessário, fundamental, indispensável compreendê-lo primeiro. Num embate em que se discute se quem está certo é o João ou a Maria, precisa-se ouvir os argumentos e compreender as ideias de ambos. Ok, meu exemplo deixa brechas... João x Maria pode ser uma discussão bastante polêmica, enquanto que TDI x Evolução é uma mais do que óbvia.

A TDI (Teoria do Design Inteligente) é uma tentativa antiga ─ e fracassada ─ de transformar Criacionismo em teoria científica. Não precisa desistir do texto assim logo de cara, dizendo que sou "mente fechada" ou um "cientista arrogante", só porque estou sendo enfático. Calma, vamos até o final. Aliás, cabe ressaltar aqui que a questão não é se você acredita no Criacionismo ou não, pouco me importo com isso. A questão é se você simplesmente recusa a Evolução, ignorando o que nos diz a ciência. (Pois é, deixei a entender que a crença em um Deus criador não é necessariamente excludente à aceitação da Evolução).

Só se argumenta contra ciência por vias dela própria. Inclusive, é assim que ela se constrói. E se você discorda de mim nisso, agora já pode desistir do texto e ir embora: não teremos como conversar. Caso ainda esteja aqui, relaxa que não é minha intenção escrever sobre natureza da ciência nem ficar argumentando contra o TDI, até porque isso aqui era pra ser uma resenha. Mas enfim, me sinto inclusive no meu dever como futuro biólogo de fornecer ferramentas para que vocês possam argumentar com propriedade: conhecendo os dois lados da moeda. O grande problema daqueles que argumentam contra a Evolução é não entender nada sobre ela. Para entendê-la melhor, eis a ferramenta que lhes ofereço: O Relojoeiro Cego.

Com uma linguagem extremamente acessível e didática, recheada de analogias que facilitam o entendimento, Richard Dawkins explica, nesta que é uma de suas obras mais brilhantes, de forma clara e simples, o que é a Evolução. E apesar da linguagem ser clara e simples, o assunto não deixa de ser abordado de forma profunda e completa (mesmo o livro tendo sido escrito em 1986). Fazendo a lição de casa direitinho, não haverão mais brechas para oportunistas que se dizem cientistas negarem esta que é uma das teorias mais sólidas da esfera científica ─ científica de verdade.

Além da importante função de enriquecer o debate com o qual iniciei meu texto, a leitura de O Relojoeiro Cego, por si só, vale muito a pena. Dawkins consegue ensinar um processo complexo sem se tornar chato ou cansativo, escreve de forma fluída; você vai simplesmente lendo e entendendo. E poucas coisas são mais prazerosas do que entender conceitos complexos. Não é à toa que o Dawkins é reconhecido como um dos maiores divulgadores de ciência.

Essa maravilhosa aula está aí, acessível à todos ─ apesar dos preços dos livros do Dawkins serem meio salgadinhos. Recomendo a todos os curiosos que, por algum motivo, queiram entender mais sobre o que é a Evolução. Mais do que recomendação, peço encarecidamente que leiam antes de tecer qualquer argumento "científico" contra a Evolução ─ ou a favor da TDI.

Aos que realmente se interessam pelo assunto, são indicados ainda outros livros do mesmo autor, como O Gene Egoísta (de 1976, que popularizou o biólogo evolucionista), A Grande História da Evolução (de 2004) e O Maior Espetáculo da Terra (de 2009).

3 comentários:

  1. O livro parece muito interessante. Me interessei por estar cursando biologia, e quando vi sua descrição percebi que você também está, haha. Vou atrás desses livros.

    Sonhos, Imaginação & Fantasia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os livros do Dawkins são bem didáticos e muito interessantes! Vale a pena dar uma procurada. Apesar de um ou outro ter opiniões bem polêmicas, o cara sabe como divulgar ciência haha

      Excluir
  2. A teoria da evolução não é apenas uma teoria? Outra coisa, mesmo em se considerando como teoria científica, não teria que ser possível de experimentação? Não estou falando, veja bem, de Seleção Natural, que foi fruto do experimento de Darwin na ilha Galápagos. Estou falando de evolucionismo, que, na minha singela ótica leiga, não é, sequer, uma teoria, por não ser cientificamente, experimentável.

    ResponderExcluir

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015