A Felicidade Não se Compra, Frank Capra





Há histórias que são desfrutadas pelas pessoas e permanecem em suas mentes por muito tempo. Porém, há outras obras que são tão marcantes que acabam entrando para a cultura de forma tão difundida que as pessoas conhecem a história sem nem conhecer a obra original. Essas histórias chegam ao nível de clássicos eternos, como os conto de fadas. Temos muitos casos de obras que alcançaram este feito; Charles Dickens, por exemplo, com A Canção de Natal; Mark Twain, com Tom Sawyer. E, é claro, A Felicidade não se Compra, de Frank Capra.

Logo no início do filme, já sabemos que algo está errado com o nosso protagonista, George Bailey (James Stewart), um homem altruísta que sempre esteve disposto a ajudar quem estivesse próximo dele. Contudo, durante uma crise financeira na véspera de natal, George decide por um fim a sua vida. Eis então que surge um anjo, Clarence (Henry Travers), mandado em missão para impedir George de cometer tal ato. Para isso, Clarence realiza o desejo de Bailey e o mostra como seria a vida de toda a sua pequena cidade se ele nunca tivesse nascido.

O aclamado diretor Frank Capra tem “A Felicidade Não Se Compra” como a sua obra prima. Um clássico do cinema e considerado um dos filmes mais poderosos já feitos, com uma mensagem que emociona e leva a refletir sobre a vida e as decisões que nela fazemos. Filmado em preto e branco, o filme é narrado por meio de flashbacks assistidas pelo Anjo, onde conhecemos todos os pontos principais para o desenvolver dos personagens, principalmente de George, que acompanhamos desde a infância até ao ponto principal de nossa trama.

A história foi readaptada e refilmada várias vezes, o que tornou o enredo tão conhecido, sendo um clássico natalino que consegue tocar até os mais pessimistas. Com o carisma de James Stewart, a direção impecável de Frank Capra e um excelente elenco, A Felicidade Não Se Compra ainda se mantem atual, quase 70 anos após de seu lançamento. Algumas obras vivem para sempre.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015