Mentirosos, E. Lockhart


Este livro foi uma cortesia da editora Companhia das Letras
"Bem-vindo à bela família Sinclair.
Ninguém é criminoso, viciado ou um fracasso. Ninguém é carente.
Ninguém erra."
Com essa impetuosa apresentação, somos introduzidos à família Sinclair, tema principal da história do livro Mentirosos, da escritora E. Lockhart. Narrado em primeira pessoa pela jovem Candence, ou Cady se preferir, viajamos à ilha particular da família durante as férias de verão. E é nesse período, ano após ano, que percebemos que, detrás da fachada forte, debaixo dos cabelos loiros ou além dos maxilares quadrados, se encontra uma família bem disfuncional. Com falhas, as vezes, mais graves do que as que se defendem de ter.

Os mentirosos aos quais o titulo se refere são quatro: Cady, Johnny, Mirren e Gat. Os três primeiros são primos e o quarto, sobrinho do padrasto de um deles. Todo ano, ao chegar o período das férias de verão, em junho geralmente, em Massachusetts, a família Sinclair inteira se reúne na ilha Beechwood, e é nesse momento que os mentirosos se esquecem do mundo e se tornam um grupo afetuoso, passando praticamente todos os dias juntos. É uma amizade invejável e, já nas páginas iniciais, um romance entre Cady e Gat. Até agora você ainda não sabe o que pode estar de errado com a história. Ok, e nem vai saber por muito tempo! Mentirosos começa como um livro de romance e evolui, de uma maneira gradual e muito bem executada, para um suspense incrível! Em um dos verões, Cady bate a cabeça e perde a memória. Nesse mesmo verão, toda a história da família muda. Todos começam a se portar de maneira estranha e adquirir hábitos inéditos até então, nenhum deles normal. O leitor, assim como Cady, é mantido em um escuro de informações em relação ao que aconteceu e vai descobrindo, por meio de relances e memórias repentinas, algo muito maior que uma simples travessura. Algo de muito ruim aconteceu. Realmente ruim!

Mentirosos é um livro de leitura rápida. Finalizei a leitura em 6 horas mais ou menos, mas não por ter poucas páginas ou pouco texto, mas sim por se tratar de um livro viciante no mais puro sentido da palavra. Assim que o leitor começa a ter pistas do mistério, novas perguntas se desencadeiam e a ansiedade por novas respostas é inevitável. A escrita de Lockhart é direta e precisa. O que pretendo com o uso desse adjetivo é esclarecer que não há rodeios para indicar o que se sente ou o que se quer. Mesmo com o uso de metáforas, incrivelmente bem construídas por sinal, os sentimentos, receios ou vontades dos personagens são exibidos ao leitor como em uma vitrine. Tudo muito às claras e, ironicamente, mantendo um segredo enorme escondido. Como o livro faz uso constante da descrição geográfica da ilha na narração, a edição vem com um mapa antes do primeiro capítulo, acompanhado da árvore genealógica e indicando que pessoas moram em quais casas. Muito útil e um ótimo recurso para o livro. Um outro recurso muito bacana, torço para que se popularize, é a indicação de um fórum online para debate do livro, já que é muito fácil dar spoiler, mesmo ao tentar descrever a história. Fiquem tranquilos porque eu chequei o texto. Estão seguros.

Mentirosos é uma agradável investigação realizada no meio de uma temida reunião familiar. O livro ressalta medos e fraquezas dos personagens e provoca afeição instantânea. Há um desejo de se tornar um dos mentirosos pela maneira como são retratados. O livro provoca o leitor de várias maneiras levando a um clímax que é esclarecido de uma maneira abrupta, como deve ser. O choque é real! Prepare-se para reler a explicação várias vezes em descrença.

E. Lockhart escreveu um livro simpático, atraente e atemporal. As questões levantadas são aplicáveis a muitos cenários diferentes e certamente seria elogiado pelo mais exigente dos leitores. Leitura muito boa mesmo! Um último aviso: “Nós somos os Sinclair. Nós não nos explicamos ou pedimos desculpas. Nós não erramos!”

1 comentários:

  1. Pow, análise super completa, parabéns :) eu to doida pra ler esse livro, mas fico vendo umas resenhas sem graça elogiando, mas sem dizer porquê... me convenceu a comprar o/

    ResponderExcluir

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015