After, Anna Todd


 Este livro foi uma cortesia da editora Companhia das Letras

Com um enredo açucarado, After poderia ser citado como mais um livro apenas para meninas, mas graças à criatividade e ao toque sensual de Todd, seu livro de estreia merece ser lido por uma parcela maior do público.

Theresa, ou Tess, para os íntimos, é a típica garota de cidade pequena: calada, estudiosa e que se veste com roupas simples. Ela ama seu namorado, o único que teve e com quem pretende se casar, até que eles precisam se afastar e a distância coloca seu amor à prova. A mãe de Tess é supercontroladora. Foi ela quem decidiu para qual faculdade a filha deveria ir e até mesmo o penteado do primeiro dia de aula. É exatamente esse primeiro dia no campus que catalisa toda a historia da inocente Tess. Até esse dia, o único problema que ela tinha em mãos era decidir ir ou não para a faculdade de sua mãe. Agora ela passa a morar com uma estranha, sem saber como será sua rotina até então controlada.

Sua colega de quarto é o que ela menos está habituada: tatuada, se veste de forma vulgar e usa maquiagem exagerada. O preconceito de sua mãe grita em simultâneo, já avisando que não a quer metida com ''essa gente'', mas Tess é uma garota responsável e diz que sabe se cuidar. Nesse mesmo final de semana, Tess vai à sua primeira festa de faculdade. Tudo é novidade para ela: a bebedeira, a música ensurdecedora, os avanços dos rapazes, o alto uso de drogas... e Hardin.

De maneira nenhuma um se dá bem com o outro; nem mesmo uma singela amizade se forma, porque Hardin despreza Tess e toda a sua atitude de boa menina, mas nessa improbabilidade surge também uma paixão que dilacera. O que me chamou a atenção foi a realidade por trás desse casal. Tess se molda de todos os jeitos para agradar seu affair. Passa a usar maquiagem, roupas provocantes e vai em todas as festas da faculdade como uma legítima ''party girl''.

Tudo isso me levou a uma questão: até que ponto uma pessoa se permite mudar por amor? Tess deixa de ser ela mesma, não apenas em sua imagem física, mas em todas as áreas de sua vida. De repente ela se torna relaxada com os estudos, trai o seu namorado, começa a ver sexo em cada oportunidade. Todos os princípios aprendidos com sua mãe são desvirtuados por sua nova aparência e, sim, há uma forte influência de seus novos amigos. Tess deixa de ser aquela garotinha ingênua e passa a ser iludida, acreditando nessa paixão que une-a à Hardin.

A história tem algumas guinadas bem interessantes, como os problemas familiares de Hardin; seu ódio explosivo por seu pai toma conta de alguns capítulos, mas quem rouba a cena mesmo é o sexo. Para quem curte, as cenas mais quentes estão no ponto certo, sem os exageros da maioria dos livros eróticos. Existem os lados negativos também, já que Tess e Hardin são um casal tenso. O livro inteiro é cheio de brigas dos dois, o que cansa pouco. Ela é muito ciumenta, quer saber sempre onde ele vai e com quem vai. Ele, por sua vez, é um grosso intratável, criador dos maiores conflitos.

Eu estava com esperança de que eles pudessem terminar o livro sem um evento traumatizante, mas o final é realmente surpreendente. Em uma paixão tão intensa como essa, cada movimento tem que ser controlado ou tudo se incendeia. E nenhum dos dois quer manter o controle.

After é o primeiro romance de Anna Todd, baseado na fanfic que a própria criou e virou sucesso mundial no Whatpad, inspirada no Harry Styles, da boyband One Direction. Os outros integrantes da banda também tiveram personagens inspirados neles. After é o primeiro volume de uma trilogia. Gostei, mesmo não sendo meu gênero habitual de leitura. Os capítulos são curtos, o que torna a leitura bem mais ágil. A narração de Tess é muito engraçada em alguns momentos e, às vezes, me peguei rindo de seus pensamentos.

Uma leitura simples e ainda assim com coisas legais para se tirar dos personagens.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015