Os Livros da Magia, Neil Gaiman


"Garoto! Você acredita em magia?"

Como você agiria se tivesse a chance de conhecer os mistérios dos nossos mundos, lugares além do conhecido e, ainda, ver a origem e o fim da vida e do Universo? Timothy Hunter ganhou essa oportunidade. Mas, apesar de parecer belo, a responsabilidade por trás desse convite é imensa. Um peso que talvez ele não consiga suportar.

Timothy é um garoto londrino que nasceu sob um grande fardo: ele está destinado a ser o maior mago da Terra, entretanto, precisa decidir se servirá ao bem ou ao mal. Mas a questão é que Tim não sabe disso e sequer acredita em magia. Sendo assim, um grupo formado por quatro magos, que intitula-se "A Brigada dos Encapotados", decide instruir o garoto, mostrar-lhe os meandros do mundo mágico e tudo o que está relacionado a ele. Por outro lado, forças contrárias se opõem ao surgimento do garoto, e farão de tudo para matá-lo. O maior problema é a dissidência de pensamentos acerca do garoto dentro da própria Brigada. Com tudo isso, o futuro do possível maior-mago-da-Terra é incerto.

Os Livros da Magia é dividido em quatro partes — ou os Quatro Livros —, sendo elas: O Labirinto Invisível, O Mundo das Sombras, A Terra do Crepúsculo do Verão e Estrada para o Nada. Cada livro é uma jornada diferente, e o menino é guiado por um membro da Brigada de cada vez. Estes são Vingador Fantasma, Constantine, Dr. Oculto e Mister Io, e cada um, ao seu modo, apresenta a magia a Tim.

Tim viaja para o passado ao lado do Vingador Fantasma e lá ele vê as fundações do Universo, a queda dos anjos que se rebelaram contra Deus, a criação da humanidade, a origem de seus mitos, as bases das antigas civilizações e o mais importante: o nascimento e crescimento da magia, assim como os homens que a dominaram. Após isso, John Constantine, o mago canastrão, leva Tim para conhecer alguns dos atuais representantes da magia, e essa se torna uma jornada engraçada e ao mesmo tempo perigosa. Uma seita do mal colocou a cabeça do garoto a prêmio, e Constantine precisará utilizar suas habilidades para protegê-lo.

A terceira viagem é onde Timothy tem o maior contato com a magia. Ele é levado por Dr. Oculto à Terra das Fadas, local perigoso, repleto de seres traiçoeiros, mas extremamente fantástico. Por último, Mister Io o leva para o futuro, numa caminhada em que possíveis desdobramentos da história são observados. Depois de toda essa viagem, Tim não poderá ficar indiferente. Precisará decidir o seu caminho, e nisso ninguém poderá ajudá-lo.

Em Os Livros da Magia, tudo funciona perfeitamente. As artes feitas por John Bolton, Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson (sendo que cada um fica responsável por um dos quatro capítulos) se adaptam perfeitamente ao clima proposto pelo autor em cada Livro. Escrita magistralmente por Neil Gaiman, essa graphic novel narra uma incrível viagem por locais e épocas desconhecidos. A trama se passa no Universo DC, mais especificamente o Vertigo, e Gaiman utiliza isso a seu favor, inserindo inúmeros personagens icônicos da editora e, sendo mais subjetivo, entregando detalhes referentes a sua maior obra, Sandman.

Essa história pode ser facilmente analisada sob o ponto de vista da Jornada do Herói. Gaiman emprega sua habilidade narrativa numa reconstrução de muitas etapas descritas por Joseph Campbell em seu livro. Mas seria injusto dizer que Os Livros da Magia trata somente disso. A HQ é curta, pode ser facilmente lida em um dia. Mas para Gaiman não funciona assim. Assim como em muitas de suas outras obras, nessa ele não entrega tudo ao leitor. Pelo contrário, deixa muitas coisas em oculto, fazendo com que nós, leitores, fiquemos vários dias inquietos, refletindo sobre o que lemos e vimos e criando possíveis respostas e até o que virá depois.

Sobretudo, creio que a história é sobre as escolhas. Bem ou mal, luz ou escuridão, crer ou não crer. Essas são as opções de Timothy. Elas o cercam e defrontam, e vai chegar um momento em que ele precisará escolher. Assim como o resto de nós.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015