Batman - Silêncio, Jeph Loeb





Para construir a fama de um dos heróis mais queridos dos fãs de quadrinhos, não basta apenas ter a pose sombria e misteriosa que o detetive morcego possui. O que faz com que Batman seja um dos personagens mais icônicos da cultura pop são suas histórias e, principalmente, seus vilões. Batman é o personagem que mais conta com histórias envolventes e marcantes no universo dos quadrinhos, tendo passado pela mão de monstros como Frank Miller e Alan Moore. Em Silêncio, contamos com o roteiro de Jeph Loeb e desenhado pela mão abençoada de Jim Lee para a criação de mais uma trama fascinante e um vilão misterioso, que irá perseguir o Homem Morcego.

Algo está movendo os vilões de Gotham. Começamos com um assalto, onde Seline Kyle, a Mulher Gato, está envolvida, assim como a Hera Venenosa. O que parecia mais um esquema de crimes corriqueiros na cidade, acaba se tornando algo muito maior após Batman sofrer um acidente e fraturar seu crânio. O ferimento faz com que Bruce Wayne recorra a um amigo de infância, Thomas Elliot, que agora é um dos maiores e mais competentes cirurgiões do mundo. A união dos vilões traz dúvida a Batman: eles não estão agindo por vontade própria. Alguém está manipulando os criminosos de Gotham City e, talvez, até o próprio Batman. E este alguém é uma figura com o rosto enfaixado, conhecido como Silêncio.

Como poucos personagens, Batman costuma ter a sorte de cair nas mãos de grandes e competentes escritores e artistas, fazendo com que suas histórias, além de sua imagem, ficassem imortalizadas para sempre. Silêncio traz vilões e heróis que acompanharam o Morcego durante toda sua carreira, e todos são introduzidos de forma com que o leitor mais novo não se sinta perdido. A bela arte de Jim Lee permeia toda a HQ com mudanças de traços e tinta para determinar certas linhas narrativas. Os flashbacks, por exemplo, são desenhados com aquarela.

A história se foca também em subplots, que é o caso do relacionamento entre o Batman e a Mulher Gato, e também temos a famigerada cena em que eles se beijam. Todos os conflitos psicológicos do personagem são postos a jogo, pois Silêncio mexe com os traumas mais profundos de Bruce Wayne, desde a morte de seus pais, até seu ódio enraizado por Coringa, que deixou Barbara Gordon, ex-Batgirl, tetraplégica e assassinou Jason Todd, o segundo Robin.

Assim como O Longo Dia das Bruxas e O Cavaleiro das Trevas, Silêncio está na lista de melhores histórias de Batman, com sua história muito bem elaborada, arte marcante e desenvolvimento traçado brilhantemente. Apesar de ter aparecido poucas vezes após esta história, Silêncio continua a ser um dos vilões mais misteriosos e bem construídos da vida conturbada do Homem Morcego.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015