A Guerra da Rainha Vermelha, Mark Lawrence




Este livro foi uma cortesia da editora Darkside Books

Anti heróis são comuns na cultura agora. Aquele ser idealizado sem falhas morais ou tentações acaba se tornando o que há de mais falho. Não somos assim. Ninguém é. Logo, a conexão é natural: Superman é chato, V é legal. Nesse campo, há um autor que gosto bastante criando anti heróis cada vez melhores. Ou piores. Confundi...

Prince of Fools é ambientado concomitantemente à história de Prince of Thorns, e se passa, também, no mesmo universo. Num mundo destruído por uma Explosão Nuclear no ápice do conhecimento dos Construtores, mesmo a divisão do mundo foi alterada e, nesse cenário de caos restante, se ergueu o Império Quebrado. Jalan Kendeth é neto da Rainha Vermelha e décimo na sucessão ao trono. Sem pretensões políticas, Jalan leva seus dias bebendo, apostando e dormindo com mulheres. Descrevendo-se como covarde e mentiroso, Jalan é uma das poucas pessoas capazes de ver a Irmã Silenciosa, uma figura sombria que é conselheira de sua avó.

Em uma das reuniões convocadas por sua avó, Jalan não ouve os relatos de testemunhas sobre exércitos de mortos que caminham e sobre a eminência da guerra. Um dos testemunhos vem de um viking vendido como escravo chamado Snorri. Ele alega que o Rei Morto criou gigantes mortos e que eles marcham em direção ao reino. O único interesse de Jalan é usar o porte físico de Snorri em lutas clandestinas para lucrar em apostas. Porém, sua avó condena a ideia e o proíbe. Ele ainda assim passa por cima da autoridade da avó e recruta o escravo, que foge. No entanto, um tempo depois eles se reencontram e uma magia lançada pela Irmã Silenciosa os une definitivamente. A partir daí, os dois, agora juntos, precisam enfrentar o que vier na jornada enquanto a marcha dos mortos está chegando. E agora, ambos sabem disso.

Esse primeiro volume da Trilogia A Guerra da Rainha Vermelha é diferente da Trilogia dos Espinhos em muitos aspectos. Mesmo se ambientando no mesmo universo, é notável a diferença dos protagonistas Jorg e Jalan. Enquanto o primeiro era muito cruel, esse segundo é apenas covarde e seus momentos de covardia e trapaças trazem ao livro um aspecto cômico muito bem recebido. Mas não se engane. O clima é sim sombrio e de terror, mas por que não umas boas risadas no meio disso tudo?

Mark Lawrence evoluiu muito desde o primeiro volume da Trilogia dos Espinhos. Em Prince of Fools, reparamos uma mudança no ritmo de narração do autor. Enquanto na história de Jorg a narrativa era alternada e um tanto lenta, a história de Jalan tem um ritmo bem acelerado e perfeitamente linear, o que certamente facilitará mais a leitura para a maioria das pessoas. A edição dispensa comentários porque é da Darkside. Capa dura, aveludada e separação de capítulos por folhas pretas com uma arte no centro já são comuns e muito bem feitas, como sempre.

Lawrence fez no primeiro volume da Trilogia da Guerra da Rainha Vermelha o que demorou dois volumes na sua trilogia anterior: conquistou o leitor. Nem demorou o volume inteiro. As primeiras risadas com Jalan são quase imediatas e a história tem, por trás da sombriedade e misticismo, um agradável tom de comédia. Parece que é aquele seu amigo contando as besteiras que fez em alguma viagem. Aconchegante assim, mesmo que desconfortável as vezes.

Encontre a Editora Darkside através dos links Site Oficial Facebook Twitter Instagram

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015