Seis Anos Depois, Harlan Coben










"Você fez uma promessa."

Se tem algo que deixa o ser humano inquieto é a curiosidade. Por causa dela o homem chegou até a lua, descobriu os supostos restos da arca de Noé e, ainda graças a ela, muitos tentaram chegar ao topo do Everest. Agora, some a curiosidade ao desaparecimento repentino da única pessoa que você já amou na vida. Difícil, não é? Adicione ainda o voto que você fez de nunca ir atrás desta pessoa. Aconteça o que acontecer, você precisa honrar esta promessa. Você seria fiel ou quebraria o pacto?
Durante seis longos anos, o professor universitário Jacob Fisher cumpriu o acordo; seis anos depois, um assassinato aniquilou todo seu esforço.


Jake e Natalie Avery se conheceram em um retiro para artistas. Ele estava lá para concluir uma dissertação, ela para pintar seus quadros sem preocupação. Não foi amor à primeira vista, mas uma atração mais forte que isso. Entre a paixão e a razão sobrou uma mínima fresta e, logo, Jake não entendeu quando Natalie anunciou que havia reatado com seu ex-namorado e iriam se casar. O homem precisou ver com seus próprios olhos aquele casamento e, no fim da cerimônia, suportar o pedido de Natalie para que ele a esquecesse e nunca fosse atrás dela e de seu marido, Todd. Porém, após o assassinato de Todd, seis anos depois, ele se vê livre para procurá-la e reconquistá-la de volta para si. O maior problema é que ela não deseja ser encontrada.

Coben cria aqui um suspense de tirar o fôlego de qualquer leitor, usando todo seu talento para deixar a confusão ir se aperfeiçoando em cada página em um mistério que a cada parágrafo vai engolindo mais pessoas a volta do protagonista. Chega um momento que são feitas tantas interligações, identidades trocadas e frases dúbias que o leitor pensa "Caramba, em quem dá para confiar?". A narração em primeira pessoa coopera com a tensão, dando uma forte ênfase nas cenas de ação e violência que, aliás, são muitas.

A maioria das grandes histórias policiais utiliza como trama principal alguém novo que chega ou o desaparecimento de um indivíduo. Nem todas conseguem encerrar o caso com sucesso e explicações plausíveis, mas Coben precisa de poucos parágrafos para desfiar com maestria todos os crimes (não são poucos!) e dúvidas que circularam pouco mais de duzentas páginas durante o romance.
Falando em romance, ele fica tão em segundo plano nesta obra que só aparece no início e no final. Por mais que a motivação do protagonista para entrar nessa cilada seja o amor, o romance é só um detalhe no meio da obra.

Harlan mais uma vez prova o porquê de ele é considerado um dos melhores autores de suspense dos últimos tempos, com uma trama ágil, inteligente e repleta de reviravoltas. Um livro que precisa estar na sua estante.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015