9th pub - 5 Hábitos ruins na biblioteca


É novo nas bibliotecas? Quer começar a frequentar, mas tem vergonha e medo de fazer algo errado? Na verdade, as regras que listei são muito simples e baseadas no mais puro bom senso. E aproveitem, o que está aqui vale para bibliotecas públicas e universitárias. Dê uma lida e vá em frente!

1- Falar alto
Esse é o mais óbvio. Biblioteca é um lugar de silêncio e concentração. Não é o momento de dar risada e de conversar sobre a festa do dia anterior. Se você está estudando e tem uma dúvida, quer perguntar pro seu amigo, faça isso em voz baixa e seja breve. Não estenda pra falar bem ou mal do professor. Respeite o colega ao lado. O mesmo vale pra ouvir música e batucar. Não faça. 

2- Escrever nos livros
Você pode gostar de fazer anotações, sublinhar frases e desenhar nos seus livros. Nos seus livros e só. Não faça isso com o livro de um colega e muito menos com o de uma biblioteca. O livro passará por muitas mãos, então pense comigo: se cada um decidir fazer uma anotação ou sublinhar uma frase, logo será bem difícil ler o livro. Fazer isso com a resposta de um exercício em livros de estudo é muito incômodo e desrespeitoso, até porque a resposta pode estar errada. Conheço gente que mataria por menos. Também não descasque as capas, aquele plástico protetor existe por um motivo, aposto que você consegue adivinhar qual é.
3- Usar a sala de estudos em grupo pra reuniões ou baderna
Aposto que você consegue achar um lugar melhor pra isso, sério mesmo. Simples assim.
4- Namorar
Não importa se você não tem outro lugar privado. Aquele não é um lugar privado seu. Não tem problema algum você estudar ou ler com a pessoa que você beija, desde que você saiba que aquele não é o lugar pra ficar dando uns amassos. Eu sei, boa parte é fraca e vai fazer isso em algum momento da vida, mas evite. De verdade. 

5- Não devolver o livro
Eu acho que isso nem precisava ser dito (na verdade, nenhum dos itens precisava), mas muita gente faz isso. Um livro, sozinho, não é algo exatamente caro para uma biblioteca. O problema é que você não será o único a fazer isso. Cuide do livro e devolva na data certa. Se algo acontecer e você perder ou danificar muito o livro (como tomar chuva demais), faça o certo e informe a biblioteca imediatamente. É provável que você tenha que comprar outro livro, mas caso você não tenha condições financeiras mesmo, ou seja um livro técnico muito caro, pode ser que você pague uma multa pequena, ou mesmo nada. 

É importante também devolver na data programada, e jamais segurar um livro reservado porque você “precisa dele”. A pessoa que o reservou com certeza também precisa. E lembre-se, o livro não é seu, é de todos. Isso pode acontecer com você também.

Por fim: não se esqueça de tratar bem o bibliotecário, ok?

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015