9TH PUB - Manias de Leitor


Sabem aquelas coisas que muita gente faz, mas nem todos admitem? Reunimos alguns hábitos de pessoas que gostam de ler. É curtinho e objetivo, prometo. Não, isso não é obrigatório, ok, pessoal?


1- Indicar livros pros amigos

Enquanto alguns sentem ciúmes das suas paixões literárias, você quer que seus amigos compartilhem o prazer com você, até porque... com quem você quer falar sobre o livro, não é mesmo?



2- Cheirar o Livro Novo

O livro é finalmente seu e você só quer tirar aquele plástico, abrir o livro e... sentir aquele cheiro de papel impresso, de livro novo, aquele aroma delicioso que te faz muito bem. Saiba que existe um perfume que imita o cheiro de livro novo, chamado Paper Passion, da Steidl. E ele vem dentro de um livro. (£85 por aqui)


3- Livrarias e “Só mais um”

Você entra em uma livraria e é uma luta sair de lá, comprando algo ou não. Você olha lançamentos, clássicos, checa os preços, e acaba lutando muito pra decidir se leva algo ou não. Você sempre quer só mais um, mesmo tendo muitos livros te esperando no seu coração ou na sua estante. Difícil é achar uma companhia que aguente essa aventura. Isso também é válido para as lojas online.


4- Colecionar livros

Você pode ser dos que quer todas as edições e idiomas do seu livro favorito. Compra o livro até em húngaro, prometendo pra si mesmo que aprenderá uma nova língua. Ou então só gosta de ter seus livros por perto, relendo ou não, afinal, são seu passado, presente e futuro.


5- Cuidar como relíquia

Muitas vezes, uma extensão da mania anterior. Você cuida do livro como se ele valesse milhões. Você não aguenta ver um livro riscado, sublinhado, escrito, com nome na capa, com a lombada amassada, manchas de bebida ou comida, insetos, e qualquer outra marca. É quase uma tortura observar os livros de biblioteca ou pessoas que não tem os mesmos hábitos que você. Não que seu comportamento esteja errado, afinal, você pagou pelo livro (ou não) e ele é seu.


6- Citar frases e personagens pra todo mundo

Você tem aquelas frases que te marcaram e que você repete pra todo mundo? Muitas vezes é quase um mantra e um estilo de vida e podem virar até tatuagens. Às vezes, a pessoa nem sabe que veio de um livro e muito menos de qual, mas não importa! (Conta pra gente a sua nos comentários!)


7- Levar o livro pra passear sempre

Todo dia você coloca um livro na sua bolsa ou no seu celular, mesmo sabendo que não vai ter nem 5 minutos pra encostar nele. O que importa? Ele também quer passear, tomar um ar fresco...


8- Não saber o que responder quando perguntam qual é o seu livro favorito

Você quer uma lista ou um título? São tantas obras, tantos autores... Fica bem difícil – alguns dizem impossível – escolher um só.


9- Perder a vida 

O ônibus passou e você estava distraído lendo. Chegou no consultório e seu nome foi chamado 10 vezes porque você estava entretido demais com aquela cena importantíssima. Algum amigo chegou e você nem viu. Você vai continuar assim até cair na rua ou dar de cara com um poste. Não que você se importe, não é mesmo?


Quer saber nossas loucuras pessoais também?


Marina: “Meus livros são organizados por tamanho. Tenho o costume de entrar em livrarias e passar horas organizando as estantes e juntando livros iguais. É terapêutico.”
Wallace: “Eu estrago a lombada do livro inteira antes de começar a ler porque me irrita que o livro fique fechando sem que eu queira.”
Mikael: “Não leio sinopses. Gosto de ler sem saber de nada, compro por indicação ou algo do tipo, exceto quando é algo que nunca vi na vida.”
Renato: "Escrevo meu nome na beirada da parte de cima de todos os meus livros e faço a classificação com carinhas felizes ou tristes. 5 : ) excelente e por aí vai..."


Envie a sua pra gente!

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015