Trabalho Impróprio Para Uma Mulher, P. D. James





P. D. James foi uma importante escritora de literatura policial, recebendo diversos prêmios importantes do gênero e chegando a ser condecorada pela Rainha Elizabeth. Apesar disso e de gostar muito de livros policiais e de suspense, não a conhecia, até que um senhor de 91 anos, professor de história, que considero como meu avô e que, de certa forma, me iniciou no mundo literário, me emprestou este livro, com muitas recomendações acerca da escritora. Devo dizer que fui deliciosamente surpreendida e pretendo ir adiante com seus livros.

Cordelia Gray, uma jovem detetive, perde seu parceiro e guia Bernie Pryde, um ex-policial que possui uma agência pequena, mas grande em princípios. Apesar de muitos dizerem a ela que este é um trabalho impróprio para uma mulher (ah, esse título), ela decide ir adiante com a agência até que não pudesse mais lidar com os custos, caso não tivesse nenhum trabalho.

“- Você vai procurar outro emprego, imagino. Afinal de contas, não poderia tocar a agência sozinha. É um trabalho impróprio para uma mulher.
- Não difere do trabalho atrás do balcão. A gente conhece pessoas de todos os tipos.”
Apesar de todos os comentários negativos, logo aparece um caso bem importante. Um famoso e poderoso ambientalista, Sir Ronald Callender, resolve investigar os motivos que levaram o filho, Mark, um estudante de história na universidade de Cambrigde, a suicidar-se, pouco depois de abandonar o curso e começar a trabalhar como jardineiro em uma propriedade próxima à universidade. Alguns detalhes sobre a morte são um tanto quanto duvidosas, desde o nó na corda usada para o enforcamento até o bilhete supostamente deixado por Mark.

Cordelia recebe um modesto honorário para arriscar sua vida, sem saber, morando por um tempo na propriedade em que o rapaz trabalhava. Quando passa a compreender a dimensão e a importância do caso, apenas se sente segura com a sua arma, que é uma peça chave na trama. A maior ajuda que a detetive recebe vem dos amigos de Mark, que a princípio não se mostram muito inclinados a ajudar, o que a faz deduzir que eles sabem de algo que não estão contando. Mas será mesmo que sabem?

Trabalho Impróprio Para Uma Mulher é uma surpresa do começo ao fim. Trata-se de uma trama complexa, apesar de relativamente curta; o livro tem menos de 250 páginas com um tamanho menor que o da maioria, enquanto boa parte dos livros desse gênero possuem 500-600 páginas. É também uma leitura instigante, onde sempre aparecem novas dúvidas e novas respostas, de modo que o leitor não se entendia com a enorme enrolação que por vezes ocorre.

Em suma, o livro é extremamente recomendado, apesar de pouco conhecido no Brasil. Com certeza buscarei outras obras da autora.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015