Cidade dos Sonhos, David Lynch



Cidade dos Sonhos” é um dos filmes mais consagrados do diretor David Lynch e rendeu a ele uma indicação no Oscar de 2002. No entanto, na época em que foi lançado, o filme foi condenado por críticos e o público. Motivo disso? David Lynch é um dos raros diretores da atualidade que preferem não deixar as respostas na cara do telespectador. É complicado, dá um nó em sua mente e você precisa torrar o cérebro para entender, mas quando tudo fica claro, o filme revela ser uma grande obra-prima.

Basicamente, é a história de Rita, que sofre um acidente na estrada Mulholland Drive e perde a memória, e Betty, que vai a Los Angeles para tentar conseguir um novo papel, sendo ela uma brilhante atriz. O destino das duas se cruzam e Betty passa a ajudar Rita a descobrir o que realmente aconteceu em Mulholland Drive no dia do acidente. Todos esses acontecimentos vão se desenrolando à medida que um incrível final se aproxima, contendo todas as intrigantes respostas.

Eu confesso que assim que terminei de assistir “Cidade dos Sonhos” fiquei totalmente desnorteado e olhando para tela com uma expressão de “que merda é essa?”. Algumas hipóteses rodavam em minha mente, mas ainda não tinha entendido tudo completamente. Assisti a última meia hora (que é quando as coisas começam a ficar confusas MESMO) novamente e organizei todos os elementos importantes em minha mente, tentando entender tudo aquilo que eu havia acabado de assistir. Quando as respostas vieram e tudo começou a ficar mais claro, reconheci que “Cidade dos Sonhos” é sim um dos melhores filmes da década passada.

Não dá para falar muito sem soltar spoilers. Até mesmo comentar sobre a parte técnica é difícil sem soltar revelações do final. David Lynch conduziu a trama de seu filme com maestria, superando expectativas do que se propôs a fazer. Deixou várias pistas ao decorrer da história; pequenos detalhes que seriam de extrema importância no final. Nenhum segundo do filme pode passar despercebido, ou você pode perder algo. Transformou uma história aparentemente simples em algo grandioso e único, com um dos finais mais surpreendentes que já vi.

“Cidade dos Sonhos” é um filme que vale a pena ver várias vezes e tentar juntar todas as peças do quebra-cabeça. É necessário atenção e reflexão para entendê-lo e enfim reconhecer sua genialidade.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015