Gênesis, Robert Crumb





Crentes e hereges de plantão... Este livro é pra vocês!

A criação do mundo, Adão e Eva, Sodoma e Gomorra, a arca e tudo mais que compõe o livro do Gênesis estão nesta obra homônima de Robert Crumb. O autor desenha em quadrinhos todos os eventos do primeiro livro da bíblia cristã, versículo por versículo. A história é contada em forma de ilustrações, todos os personagens ganham rostos e todas as atividades citadas no livro sagrado ganham expressão, e o resultado é maravilhoso.

Os personagens bíblicos são reapresentados com mais intensidade e mais vivacidade, tudo isso através de ilustrações, afinal, o texto bíblico é conservado intacto. É uma forma de conquistar o leitor que nunca se animou com a leitura do texto bíblico tão hermético. As passagens são apresentadas de maneira visceral, os personagens se cortam, se amam, se odeiam, se machucam, mordem, fazem sacrifícios, matam e estupram e tudo é mostrado sem qualquer censura. Nada é acrescentado, todos os eventos ilustrados seguem abaixo do texto bíblico.

A obra é bela, intensa e acima de tudo incômoda, pois ela deixa claro pelo traçado agudo de Crumb como eram as relações veterotestamentárias e como as coisas eram decididas no plano afetivo, social e familiar. A quantidade de crimes sexuais, de artimanhas e enganações já é assustadora para quem lê somente a versão escrita, mas quando temos imagens acompanhando a narração, o cenário fica ainda mais assustador ou no mínimo aflitivo.

Crumb é considerado um dos maiores ilustradores e artistas contemporâneos e a aliança feita entre ele e um dos livros mais antigos da humanidade é algo que vale a pena ser conferido. Cada página renova a vontade de ler e de se aprofundar com as ilustrações e isso sobrevive até o final do livro. O traço de Crumb é carregado e arguto, merece atenção especial aos detalhes. 

No início mencionei que este livro é para crentes e hereges e reitero, é para os dois. Crumb refaz a trajetória bíblica deixando-a muitíssimo interessante, o que certamente agradará ao leitor religioso. Ao mesmo tempo. apresenta nas ilustrações as mazelas e características mais vis narradas no texto de forma sutil em alguns momentos e de forma velada em outros, o que desta vez agradará ao leitor que aprecia ironia e anticlericalismo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015