Eram os Deuses Astronautas?, Erich von Däniken




Escrito em 1968 pelo sueco Erich von Däniken, é um clássico de não-ficção (sim, não-ficção) que debate a probabilidade de várias obras antigas de origem desconhecida serem fruto de visitas extraterrestres. O livro é do gênero de não-ficção por um simples motivo: todos os debates possuem um fundamento científico, para a época em que foi escrito. Hoje, muitas das obras discutidas pelo autor já tiveram sua origem desvendada ou compreendida, mas muitas ainda permanecem sem explicação.

O título deriva da ideia de que muitas dessas obras, como as pirâmides do Egito, foram dedicadas a deuses adorados pelo povo da época, e inclui o fato de os antigos faraós do Egito muitas vezes terem a idade estimada em centenas de anos, o que seria humanamente impossível. Ou seja, seriam os deuses, na verdade, astronautas de outros planetas?

Pra você que já começa o livro pensando “Nossa, que cara maluco, até parece que existe vida extraterrestre, e evoluída o suficiente pra pensar em viagem espacial”, já saiba que será refutado logo nas primeiras páginas. Considere que o autor não é apenas um babaca que resolveu falar que é tudo culpa dos ETs. Não que ele esteja correto ou que seja amplamente aceito (na verdade, é mais refutado a cada dia), mas a teoria dele foi muito bem pensada.

O livro é um best-seller e foi traduzido em 32 idiomas, mesmo sendo tão antigo, e vendeu mais de 62 milhões de exemplares. Pois é, Sr. Von Däniken popularizou muito bem sua teoria meio doida. Quer um fato estranho? Ele é cristão e teve uma educação católica rigorosa. Estranho, né?



A obra é dividida em seções, contendo diversos locais e monumentos históricos que a enorme maioria das pessoas sequer conhece, como O pilar de Deli, que o autor afirma ser uma evidência extraterrestre por não enferrujar. Mais tarde, foi refutado, já que o pilar enferruja sim. Essa não é, nem de longe, a única contestação aos “fatos” apontados no livro. O autor também cita construções famosas, como as linhas de Nazca e as Pirâmides do Egito. É relativamente fácil encontrar informações sobre tudo isso na internet.

O objetivo do autor não é provar sua teoria, mas sim expor seu pensamento e suas razões para tal, e não deve ser levado como prova, mas como especulação. Ele escreve de uma maneira fluida e que provavelmente te convencerá de alguns pontos, como a probabilidade de que sim, pode existir vida extraterrestre em alguma galáxia distante.

Um ponto interessante que deixo aqui a quem possa interessar é o seguinte pensamento: Como uma civilização primitiva, que está acostumada a adorar a natureza, o sol, a lua, e coisas desse tipo, poderia se comportar caso entrasse em contato com seres vindo do espaço? Seres cuja origem é desconhecida, que se movimentam e falam de outra maneira? Ou seriam rendidos, já que a civilização que acaba de chegar é mais avançada, ou então os adorariam como deuses superiores às coisas que já adoravam antes.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015