Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?, Philip K. Dick



O nome é estranho. Todos sabemos disso, mas nem todos têm reações semelhantes a ele. A mim, parecia só um nome esdrúxulo para uma história meio sem sentido, e então soube que esse era o livro que deu origem ao filme Blade Runner. Nunca assisti a adaptação, é bom deixar isso bem claro, mas desde que soube desse fato tive vontade de ler. Considerando que me recomendaram a história muitas vezes, devo dizer que não fiquei surpresa ao descobrir que era realmente muito boa.

O universo é uma São Francisco pós-nuclear, em que poucos humanos permanecem no planeta Terra. Poucas são as profissões restantes, mas uma delas é a de caçador de recompensas: as cabeças procuradas são de Androides. O problema é que esses androides parecem muito com humanos comuns, e existem testes (fantásticos, por sinal) para identifica-los e só assim poder mata-los e receber a recompensa.

O protagonista é Rick Deckard, um caçador de androides comum, que possui uma ovelha. Todos os humanos devem ter um animal, sendo que muitos animais comuns para nós estão extintos no universo do livro. Cuidar desse animal pode ser um sacrifício e muitos são realmente caros, o que seria um sinal de ostentação e prestígio, às vezes disfarçada de preservação ambiental – como muitos seres humanos utilizam os animais no nosso querido planeta Terra, não é mesmo?

O livro gira em torno da mente de Rick e todas as suas preocupações, sendo muitas delas éticas. Algo que me incomodou foi perceber que muitos dos questionamentos do personagem podem ser questionamentos reais no nosso planeta, em um futuro não muito distante, e outros já são comuns e reais por aqui. Novamente temos aquela discussão do que é bom ou ruim em relação à tecnologia e o que ela oferece.

Existe também uma questão moral sobre o julgamento do outro e quem somos para apontar nossos dedos, além da importância de manter as aparências, mesmo que para pessoas com as quais não nos importamos e que também não se importam conosco. A esposa de Rick é outra personagem, além dos androides, que resgata muitos problemas da nossa sociedade e os trata como banais.

Existe um outro problema aí: a ovelha de Rick é elétrica. O que explica parte do título, e eu não vou explicar tudo, você pode ler e descobrir sozinho, certo? A edição da Aleph segue o padrão dos outros títulos de Phillip K. Dick e os pontinhos são ótimos pra garantir sua dor de cabeça do dia, já que o livro fará sua mente explodir mesmo...

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015