Ponto de Impacto, Dan Brown




Dan Brown continua sendo um autor controverso. Inegavelmente suas obras fizeram um sucesso absurdo e até iniciaram muitos leitores ao mundo dos livros, além de darem origem a bons filmes. Ponto de Impacto é o segundo livro que mais gosto dele, perdendo apenas para Fortaleza Digital. Ártico, vida extraterrestre, conspiração e assassinatos pareceram uma boa combinação pra mim.

“Simplesmente não há substituto para a verdade”*




A NASA encontra um meteorito em uma geleira com fósseis que provariam a existência de vida extraterrestre e, claro, alguém tenta tomar vantagem sobre isso. A descoberta ocorre pouco depois de a NASA tornar-se um ponto chave na disputa à presidência. Sedgwick Sexton, senador e oponente do atual presidente, Zachary Herney, critica os gastos com a Agência e utiliza essa questão para ganhar pontos com os eleitores. A solução para a questão de veracidade da descoberta é convocar a filha de Sedgwick, Rachel Sexton, analista do Escritório Nacional de Reconhecimento (NRO - National Reconnaissance Office), para comprovar os dados, além de outros quatro famosos cientistas sem ligação com o governo, entre eles, Michael Tolland.

Quando os fatos começam a aparecer e Rachel tenta se pronunciar a respeito, o problema começa. Resta fugir dos assassinos e descobrir quem está por trás dessa enorme conspiração.

“Qualquer um que tenha dito que poder não era viciante, nunca realmente o havia experimentado.”*

Vários personagens são citados ao longo da história, mas poucos são realmente importantes nela. Isso é uma característica do autor que não me agrada muito, porque fica muito fácil pra eu me perder entre todos esses nomes. Dan Brown também tem um estilo muito claro e distinguível, como o casal de protagonistas apaixonado, as mortes e o enredo rápido, ou seja, que corresponderia a pouco tempo na vida real. Isso além da escrita rápida que, querendo ou não, acaba prendendo o leitor.

Uma das diferenças que notei e, honestamente, não me agradou muito, foi o momento da revelação do “mistério”. Depois de alguns livros do mesmo autor, o final costuma ser previsível, e isso não é regalia apenas de Dan Brown, mas sim dos autores policiais como um todo. Em geral, a descoberta acontece no finalzinho do livro. Em Ponto de Impacto, ela acontece um pouco antes.

Não se engane. Assim como os outros livros do autor, que sempre toca em assuntos um tanto polêmicos e “sérios”, a conspiração não é digna de ser levada a sério. É um livro tranquilo e rápido, para ler no final de semana enquanto toma um suco e balança na rede.

“Cedo ou tarde, todos nós temos que superar o nosso passado.”*

*A tradução foi feita por mim e pode não corresponder às palavras exatas do livro traduzido.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015