Antes do Pôr do Sol, Richard Linklater




"...todo mundo quer acreditar no amor. Vende bem."

Nove anos se passaram desde o primeiro encontro. Celine e Jesse já não são mais tão jovens e também não demonstram estar perdidos como em 1995. Jesse é agora um escritor famoso; Celine, uma ativista ambiental. Após cruzar várias cidades em turnê para o seu livro, Jesse encontra-se dando uma entrevista para jornalistas na conhecida livraria Shakespeare and Company, que fica em Paris. Enquanto fala sobre uma ideia sua para um próximo livro, olha pro lado e avista Celine. Assim inicia o segundo passo da saga amorosa de Richard Linklater.


Quanta coisa pode acontecer em 9 anos? Provavelmente muita. Jesse casou e escreveu um livro sobre a sua noite ao lado de Celine, o que, segundo o próprio personagem diz, foi uma maneira de não deixar a história se perder. Celine formou-se em Ciências Políticas e namora um fotógrafo que raramente vê. Entretanto, sob o manto das realizações, escondem-se os verdadeiros Jesse e Celine. Aqueles que já conhecemos um pouco do primeiro filme, mas que ainda têm muito a revelar.



Entretanto, os minutos se passam e começamos a descobrir a verdade a partir da boca dos personagens. A verdade é que a única coisa que ainda mantém Jesse casado é o seu filho, uma das poucas felicidades da vida dele, já que a relação com a esposa é péssima. O fato de ter se casado foi apenas para criar uma ideia de estabilidade em sua vida, mesmo que esse ideal nunca tenha acontecido realmente. Já Celine namora com um homem que raramente vê, e isso diz muito sobre ela. Uma mulher que, talvez inconscientemente, optou por uma pessoa ausente para fingir uma relação, mas que não lhe satisfaz. Apesar de tudo, esse segundo filme não é sobre o que aconteceu, mas sim sobre como poderia ter sido.

Nessa nova etapa da jornada desse improvável casal, todo o onirismo do filme anterior se dissipa. Talvez pela situação em que se encontram, ou como consequência do tempo. Sem aquele arrebatamento do primeiro filme, os dois caminham pelas ruas de Paris, discutindo assuntos mais maduros. Por outro lado, o anseio por discussões continua, e os diálogos contidos no filme são ainda melhores que os de Antes do Amanhecer. Seja sentados no Le Pure Café ou caminhando pelo parque Promenade Plantée, eles conversam. A carga filosófica continua a mesma — até mais densa —, mas desta vez eles deixam um pouco de lado os assuntos mais metafísicos e focam mais na sociedade, no homem e em si mesmos. De certa forma, isso indica um amadurecimento dos personagens, que resolvem se dedicar a assuntos mais tangíveis da vida.

Antes do Pôr do Sol é um filme com uma estrutura completamente simples. Foi todo editado para fazer com que o tempo do filme equivalesse a um entardecer de verdade. Apesar da trama do filme percorrer um espaço de tempo muito menor que o filme anterior, esse é ainda muito mais intenso. Os diálogos são mais complexos e maduros, deixando boas reflexões para quem assiste. Obviamente, não poderia deixar de citar aqui o entrosamento dos atores que está ainda maior no longa. O que parece é que o diretor filmou escondido a dupla de atores durante uma longa conversa. Não seria pra menos, já que o roteiro é assinado pelo diretor Richard Linklater e pela dupla de atores, Ethan Hawke e Julie Delpy, que, a título de curiosidade, se corresponderam por e-mail, telefone e, em algumas vezes, pessoalmente.

Em meio a uma entrevista, um passeio e uma valsa, Antes do Pôr do Sol se desenrola. Mais maduro e pé no chão que o anterior, o segundo encontro de Jesse e Celine é uma revisita aos fantasmas do passado, um toque na ferida. Sem sequer um beijo entre os personagens durante o filme, a continuação de Antes do Amanhecer é um ensaio sobre as relações humanas, e também mostra que os rumos da vida muitas vezes são diferente daquilo que idealizamos, assim como é uma prova da ação do tempo em nossas vidas. De um filme tão bom como esse, talvez o único defeito seja durar tão pouco. 


"Quem sabe a gente só se dá bem em breves encontros, perambulando por cidades europeias quando faz calor."


0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015