Esse é um projeto original. Caso tenha interesse em reproduzir em seu blog ou canal, basta nos linkar.
A Volta ao Mundo em 12 Livros consiste em, durante o ano de 2017, ler 12 livros de países diferentes na ordem que simule uma viagem ao redor do planeta.
O Primeiro livro tem que ser nacional. Em seguida você lê outro de um país que esteja em sua jornada. O país deve representar a nacionalidade do autor, não o cenário da história. O intuito é conhecer autores de países não muito conhecidos e divulgados, afinal literatura é algo mundial e não deve ser restrita aos best sellers. Abaixo eu direi minhas escolhas, mas você pode fazer seu próprio caminho e, caso esteja empolgado, pode ler mais livros.
O Primeiro livro tem que ser nacional. Em seguida você lê outro de um país que esteja em sua jornada. O país deve representar a nacionalidade do autor, não o cenário da história. O intuito é conhecer autores de países não muito conhecidos e divulgados, afinal literatura é algo mundial e não deve ser restrita aos best sellers. Abaixo eu direi minhas escolhas, mas você pode fazer seu próprio caminho e, caso esteja empolgado, pode ler mais livros.
Janeiro – Brasil: Estorvo, Chico Buarque
Motivo – Ganhei esse livro de presente e ainda não comecei. Acho o título instigante e, apesar de não ser fã de Chico Buarque, sei que é um bom autor e muito recomendado por diversas pessoas que admiro.
Outros escritores brasileiros: Ferreira Gullar, Lygia Fagundes Telles e Érico Veríssimo.
Fevereiro – África do Sul: De Volta a Vida, Nadine Gordimer
Motivo – Gordimer é vencedora do Nobel de literatura de 1991 e dramatiza em seus livros os dilemas morais resultantes do apartheid. Morreu aos 90 anos, em 2014, deixando mais de 30 livros publicados. A pergunta é: por que não ler?
Outros escritores Sul Africanos: J. M. Coetzee, Olive Schreiner e Lewis Nkosi.
Março – Nigéria: Hibisco Roxo, Chimamanda Ngozi Adichie
Motivo – Chimamanda é uma escritora nigeriana, militante feminista e ministra oficinas de escrita. Fora a carreira na literatura, tem dois mestrados, um deles em Yale e é a primeira mulher a ser chefe de Administração da Universidade da Nigéria. Ela é uma pioneira em diversos campos vinda de um país onde mulheres sofrem diversos tipos de violência diariamente.
Outros autores nigerianos: Wole Soyinka, Helon habila e Bem Okri.
Abril – França: Nossa Senhora de Paris, Victor Hugo
Motivo – Nossa Senhora de Paris é outro título para “O Corcunda de Notre Dame”. Pronto, preciso falar mais nada.
Outros autores franceses: Charles Baudelaire, Émile Zola e Honoré de Balzac.
Maio – Itália: A Filha Perdida, Elena Ferrante
Motivo – Elena Ferrante tem sido muito elogiada e recomendada por todo canto. A identidade da autora, ou mesmo sé é uma mulher, permanece um mistério. Ferrante tem críticas muito positivas tanto do público quanto dos especialistas e eu ainda não tenho uma opinião sobre.
Outros autores italianos: Umberto Eco, Alberto Moravia e Frederico Moccia.
Junho – Rússia: Gente Pobre, Dostoiévski
Motivo – Um dos maiores nomes da literatura russa. Pronto, esse é todo o motivo que preciso.
Outros autores russos: Tolstói, Ivan Turgueniev e Vladimir Nabokov.
Julho – índia: Os Mímicos, V. S. Naipaul
Motivo – Eu admiro muito a cultura indiana e o país é um dos meus próximos destinos prováveis então eu não deixei de fora dessa viagem também. Escolhi um autor que é reconhecido por manifestar muito bem o cotidiano do cidadão indiano nas páginas.
Outros autores indianos: Arundhati Roy, Amitav Gosh e Kiran Desai.
Agosto – China: O Problema dos Três Corpos, Cixin Liu
Motivo – Ficção científica, meu gênero preferido, de um autor de um país de onde não conheço muitos outros. Certeza que estaria aqui!
Outros autores chineses: Mai Jin, Mo Yan e Yan Lianke.
Setembro – Austrália: O Coração dos Heróis, David Malouf
Motivo – A Austrália é lar de inúmeras peculiaridades como sua fauna, comportamento e atividades praticadas por sua população. É um país ímpar e eu nunca consegui ver isso retratado em nenhum livro. Acredito que um autor australiano será capaz de saciar tal vontade.
Outros autores australianos: Germaine Greer, Max Barry e Robert Hughes.
Outubro – Japão: Homens sem Mulheres, Haruki Murakami
Motivo – Murakami já tem seu lugar garantido na literatura mundial. É um dos nomes mais cotados pelo público para ganhar um Nobel, portanto eu quero saber se concordo ou se continuo apoiando o Nobel do Bob Dylan.
Outros autores japoneses: Yukio Mishima, Kobo Abe e Kenzaburo Oe.
Novembro – EUA: Os Despossuídos, Ursula K Le Guin
Motivo – Mais um livro de ficção científica. Dessa vez da autora de um dos meus livros preferidos da vida. O que essa mulher escrever, eu leio. Simples assim!
Outros autores americanos: Philip Roth, Michael Crichton e William Gibson.
Dezembro – Cuba: O Rei de Havana, Pedro Juan Gutiérrez
Motivo – Eu amo a cultura cubana e a sua preservação mesmo ante a diversas influências modernas. Pedro Juan Gutiérrez veio em uma lista de indicações junto com Svetlana Aleksiévitch e em uma lista onde ela aparece, eu confio!
Outros autores cubanos: Zoé Valdés, Wendy Guerra e Leonardo Padura.
Bônus – a volta para o Brasil: Sete Anos, Fernanda Torres
Motivo – Fernanda Torres é uma daquelas artistas cheias de camadas e me intriga sua performance como escritora.
Eu quero participar!!!
ResponderExcluirVem, Claudinha! Estamos esperando.
ExcluirResolvendo agora!!!!
ExcluirEu amei a idéia. E as sugestões são ótimas. 💛
ResponderExcluirQue bom que gostou, Hanna. Tem ideias ótimas em muitos países! Vem com a gente!
Excluirainda assim devia ter colocado Mia Couto... kkkkk ..
ResponderExcluirfoda pra quem não é fluente em outras linguas, que dai tem muita cosia boa não traduzidas e isso é foda...
Então, Gideão, tive o cuidado de colocar na minha lista só obras com tradução. Eu posso te ajudar a achar apenas livros traduzidos. Sempre tem! :D
ExcluirOlá, gostaria de dar os parabéns a vocês por esse projeto, achei uma iniciativa muito bacana, vou aderir e recomendar! Parabéns!
ResponderExcluirBeijos
http://blogpaginasembranco.blogspot.com.br/