Não, minha barra de espaço está normal. Birdman, filme de 2014 do diretor mexicano Alejandro González Iñárritu, conquistou muita fama pelo mundo, tanto que concorreu ao oscar de 2015 em nada menos que 9 (!) categorias, sendo um dos dois filmes com mais indicações nessa edição. Acabou levando 4 estatuetas: roteiro original, fotografia, direção e melhor filme. Uma das características que chamam muito a atenção é o uso do plano sequência, técnica de filmagem sem cortes, ou pelo menos uma simulação dele. Dado que esse fato gerou a curiosidade de muita gente sobre o assunto, resolvi trazer alguns clipes musicais filmados na mesma técnica, já que filmes assim não existem... Sim, Birdman te enganou. Vamos?
1 - I Gotta Feeling, UQAM
Começo a lista com um vídeo que não é exatamente um clipe de uma banda mas que merece, e muito, estar aqui. Uns estudantes canadenses fizeram sua própria versão de "I gotta feeling" do Black Eyed Peas e impressionaram pela quantidade de pessoas envolvidas e pela sincronia do trabalho como um todo. Invejável!
2 - Bebendo Vinho, Ira!
A banda fez um cover da música de Vander Wildner e um vídeo que conseguiu, não me pergunte como, transferir a ideia da música perfeitamente. Bom, veja por você mesmo:
3 - Here It Goes Again, Ok Go
Coreografia, sincronia, execução... Tudo nesse clipe foi planejado e bem realizado. E os vídeos posteriores da banda provaram que não foi acidente. Aliás, por falar em vídeos posteriores, a banda tem vários em plano sequência! Here It Goes Again foi um dos primeiros singles deles e foi o que tornou a banda famosa e conta com quase 25 milhões de acessos. É uma daquelas ideias que eu gostaria de ter tido.
4 - Wannabe, Spice Girls
Ahh os anos 90! Saudosimo mesmo, admito. Grandes bandas nasceram, outras acabaram. Spice Girls foi um fenômeno mundial e sua influência foi além da música, chegando até em linhas de roupas e marca de pirulito. Juro! O clipe de Wannabe, um dos seus maiores hits, é um dos exemplos mais antigos de plano sequência. Dá play logo, eu sei que você quer...
5 - A Maker of My Time, The Paper Kites
Uma banda relativamente nova (desde 2010) e desconhecida mas muito boa! O primeiro álbum, States, é um daqueles em que não se pula nenhuma música. O zelo na construção de cada música é notável e é bem mais que "mais uma banda indie". Em dúvidas? Não seja por isso:
6 - 1997, Hateen
TODO telespectador do finado Top 10 da MTV vai reconhecer essa! A música tocou incessantemente em todo canto brasileiro! E o clipe é bem bacana mas deve ter dado uma tonteira no câmera fora do comum.
7 - Sitting, Waiting, Wishing, Jack Johnson
Não basta apenas ser especial na questão da ausência de cortes, tem que ser de trás para frente também! O cantor/surfista ainda destrói todo o cenário no processo. Simpático.
8 - Numb, U2
Nesse vídeo os vocais são tomados pelo guitarrista The Edge, que passa alguns minutos sofrendo pequenas torturas enquanto mantém o ritmo. Até que nem foi tão mau assim.
9 - No Surprises, Radiohead
Ok que deve ter sido simples fazer esse clipe sem cortes. Mas não para Tom Yorke que penou para conseguir o tempo que ficou debaixo d'água, deixando quem assiste tão agoniado quanto ele.
10 - Come Into My World, Kylie Minogue
Deixei o melhor para o final! Pelo menos para mim. Imagina o trabalho que deve dar fazer um clipe em plano sequência! Bastante, né? Imagina então CINCO deles, com interações entre os vídeos! Fico zonzo de sequer pensar em como foi feito. Mas o resultado é espetacular! A música é empolgante e o clipe bem interessante de se assistir.
E então, curtiu a lista? Conta pra gente o que achou...
0 comentários:
Postar um comentário