Monty Phyton: Em Busca do Cálice Sagrado, Terry Gillian




Para quem não conhece, Monty Phyton é um grupo de comédia britânico lendário, que gerou um programa de televisão em 1969, chamado Monty Phyton’s Flying Circus, que teve sucesso suficiente pra ser comparado com os Beatles, só que em relação ao humor. Admito, sou uma pessoa chata pra humor. Bem chata. Mesmo assim, o tipo de humor idealizado pelo grupo me agrada muito, por fazer comédia com coisas simples. É basicamente um stand up que não necessariamente (às vezes sim) ataca minorias ou desperta preconceitos e deboche. E continua engraçado mesmo 45 anos depois.


Monty Phyton Em Busca do Cálice Sagrado foi lançado cinco anos depois da estreia do programa de televisão e já era o segundo longa metragem, apesar de o primeiro ter sido um compilado do material já existente. Todos os integrantes se tornaram bem famosos e o grupo atuou em diversas áreas do entretenimento, incluindo até jogos de computador. Dizem que Casseta e Planeta também se inspirou em Monty Phyton, mas claramente não deu muito certo. Referências incluem South Park, Adult Swim, Steve Martin, Douglas Adams, Mr. Bean e até Ringo Star e George Harrison.

O filme do grupo é, como todo o humor deles, completamente sem noção. Rei Arthur e seu escudeiro Patsy procuram cavaleiros para a corte de Camelot, e convocam Sr Bedevere, Sir Lancelot, Sir Robin e Sir Galahad para partir em busca do Santo Graal. A história é completamente absurda e inclui a participação de um enorme coelho de madeira e um texugo de madeira (como referência ao Cavalo de Troia).

Algo que não dá pra esquecer nunca é a cena d“Os Cavaleiros que dizem Ni” no bosque, cujo poder é... falar “Ni”. Alguns outros personagens e cenas, como o encontro com a Bruxa do nariz falso e o Cavaleiro Negro são ótimos exemplos do tipo de humor que é a marca do grupo e que garantiu a John Cleese o segundo lugar na lista dos 50 maiores humoristas. Este também não é o único filme deles, temos na lista “A Vida de Brian”, “O Sentido da Vida” e “Erik, o Viking”, que é o mais recente, de 1989.


Outra área importante do trabalho do grupo é a enorme coleção de álbuns, que somam 17 ao todo, sendo que o último não chegou a ser lançado. Em 2006 ainda eram exibidos especiais de Monty Phyton. “Em Busca do Cálice Sagrado” é considerado um dos melhores longas do cinema britânico, apesar de contrapor ao cinema atual, sendo claramente uma produção de baixo custo, apesar de conter diversas críticas atemporais à sociedade. Por exemplo: cavaleiros andam em cavalos, certo? Bom, aqui o som da cavalgada é de cocos batendo. Como eu disse, completamente sem noção. Ah, e o Santo Graal está escondido no Castelo de Aahhhh!

Se você gosta de coisas idiotas o suficiente pra serem engraçadas, esse grupo é seu tipo ideal de humor. Provavelmente será também o dos seus pais, avós, vizinhos e até de seus filhos. E... cuidado para não ser devorado pelo coelhinho caso não saiba qual é a capital da Assíria.

Curiosidade: eles também foram os inventores do termo “spam”, por repetirem essa palavra inúmeras vezes em um quadro de seu programa de TV, um restaurante de vikings, além de terem produzido o musical Monty Phyton’s Spamalot, derivado deste filme.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015